Pergunta:
Depois de imensa pesquisa, continuo com dúvidas sobre a análise sintática da frase «Esta instrução prepara-me adequadamente para o século XXI». Qual é o predicado? «Adequadamente» e «para o século XXI» são ambos modificadores? Ou «para o século XXI» é um complemento oblíquo?
Resposta:
O predicado (função sintática desempenhada pelo grupo verbal – DT) da frase sugerida pela consulente será «prepara-me adequadamente para o século XXI».
O constituinte «adequadamente» será um modificador (função sintática desempenhada por constituintes não selecionados por nenhum elemento do grupo sintático de que fazem parte – DT), ainda que, por exemplo, Mateus e outros, Gramática da Língua Portuguesa, p. 294, chamem a este tipo de elementos frásicos «oblíquos adjuntos».
O excerto «para o século XXI» deverá efetivamente ser considerado um complemento oblíquo, já que é introduzido por uma preposição (veja-se esta recente resposta de Carlos Rocha) e é obrigatório para garantir a gramaticalidade da frase em análise.
No entanto, se esmiuçarmos um pouco mais o enunciado que a prezada consulente teve a amabilidade de nos propor, verificamos o seguinte:
1) O excerto «Esta instrução prepara-me», isolado, parece-me, de facto, não ser suficiente para garantir solidez semântica à citada frase, sendo necessário, portanto, acrescentar um outro elemento para que a sua gramaticalidade possa ser devidamente assegurada;
2) A formulação «Esta instrução prepara-me adequadamente», por outro lado, já parece ser suficiente para garantir a gramaticalidade e a robustez semântica da frase (= «Aquela professora preparou-me muito bem»), não sendo necessário, deste modo, recorrer ao constituinte «para o século XXI» para que a mesma faça sentido. Assim, neste caso, «adequadamente» deverá ser considerado um complemento oblíquo (que, como refere o