Pergunta:
Gostaria que me esclarecessem as seguintes dúvidas:
Diz-se «Nós, os portugueses,...», ou «Nós, portugueses,...»?
«Eles, os alunos,...», ou «Eles, alunos,...»?
Resposta:
No que diz respeito a estas questões apresentadas pelo consulente, verificamos que, apesar de as duas formulações sugeridas serem corretas, existem, ainda assim, diferenças contextuais que convém valorizar.
Repare-se que as opções «Nós, os portugueses,...» e «Eles, os alunos,...» são, do meu ponto de vista, mais abrangentes do que «Nós, portugueses,...» e «Eles, alunos,...».
Imaginemos, por exemplo, os seguintes enunciados:
1. «Eles, os alunos desta escola, são mais trabalhadores do que os alunos da outra escola.»
2. «Eles, alunos desta escola, são mais trabalhadores do que os alunos da outra escola.»
3. «Nós, portugueses, somos muito patriotas.»
4. «Nós, os portugueses, somos muito patriotas.»
Se atentarmos nas quatro frases propostas, sem prejuízo de outras eventuais interpretações, reparamos que 1 e 4, que contêm o artigo/determinante definido os, tendem a abranger, respetivamente, o universo de todos os alunos daquela escola, e o universo de todos os portugueses (= «O povo português é muito patriota»).
Os enquadramentos 2 e 3 parecem inclinar-se mais, respetivamente, para apenas uma parte do universo total da escola (= «Eles, [que são] alunos desta escola, são mais trabalhadores do que os alunos da outra escola»), e para apenas uma parte do universo total dos portugueses (= «Nós, [que somos] portugueses, somos muito patriotas»). Neste caso, creio, a referência do enunciado não será tanto «o povo português», mas, sim, um eventual grupo de pessoas portuguesas.
É evidente que podemos eventualmente conceber um tipo específico de enquadramento em que as formulações d...