Pergunta:
Por favor, qual a relação entre concepção da linguagem, gramática e ensino?
E o que é competência comunicativa?
Resposta:
Não compreendi muito bem que tipo de relação quer que eu estabeleça entre os termos que refere. De uma forma muito genérica, podemos considerá-los como pertencentes a um campo temático (da didáctica das línguas, da linguagem, por exemplo).
Linguagem em sentido lato é o meio de comunicação utilizado por uma comunidade humana ou animal para transmitir mensagens. O termo linguagem pode designar sistemas de signos directos ou naturais (a linguagem humana articulada, a linguagem dos golfinhos, por exemplo) ou sistemas secundários, elaborados a partir da linguagem humana para fins específicos de comunicação (o código da estrada, o código morse, por exemplo.). Linguagem é frequentemente sinónimo de "palavra", na acepção de "faculdade de falar".
Gramática é um termo que pode ser definido de variadíssimas maneiras, consoante a situação em que é utilizado. Escolho estas duas, genéricas: disciplina que estuda as regras de organização de uma língua; estudo sistemático, científico e lógico do mecanismo e fenómenos da língua.
Hoje, o termo gramática não aparece isolado, mas, sim, com um especificador que lhe restringe e determina o âmbito: gramática categorial, ___ central, ___ comparativa, ___ da frase, ___ da produção, ___ de caso, ___ de dependências, ___ de estados finitos, ___ de história, ___ de Montague, ___ de valências, ___ descritiva, ___ do discurso, ___ do reconhecimento, ___ estratificacional, ___ explícita, ___ filosófica, ___ formal, ___ funcional, ___ funcional lexical, ___ generativa, ___ histórica, ___ implícita, ___ interiorizada, ___ nocional, ___ normativa, ___ pedagógica, ___ pivot, ___ relacional, ___ sintagmática, ___ sintagmática generalizada, ___ sistémica, ___ tagmémica, ___ teórica, ___ tradicional, ___ transformacional, ___ universal.
Ensino é a acção ou efeito de ensinar, d...