Maria Regina Rocha - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Textos publicados pela autora

Pergunta:

O que significa índice como elemento de linguagem?

Resposta:

"Elemento de linguagem" é uma expressão de âmbito tão genérico que pode designar diversos conceitos.

Segundo R. Galisson e D. Coste (Dicionário de Didáctica das Línguas), índice é a lista das formas ou das unidades lexicais encontradas num texto (num corpus) e apresentadas por ordem alfabética directa ou inversa, por ordem de frequências crescentes ou decrescentes, etc.

O Dicionário de Termos Linguísticos, da Associação Portuguesa de Linguística, apresenta nove verbetes respeitantes a índice:

   1 – indicador numérico ou literal associado a um conjunto de categorias na descrição de uma frase ou de um enunciado e revelando identidade ou diferença de referência;2 – lista impressa a partir de uma reorganização das formas e das ocorrências de um termo, tendo por base a forma gráfica e permitindo reagrupar as referências relativas ao conjunto das ocorrências de uma mesma forma;
   3 – lista alfabética dos termos de um dicionário terminológico ou dos elementos linguísticos extraídos de uma fonte, providos de uma referência que permite a sua identificação;
   4 – índice de Aston – conjunto de testes de aquisição e desenvolvimento da linguagem;
   5 – índice de Porch de capacidades comunicativas – método de avaliação formal para testar a função da linguagem dos afásicos;
   6 – índice de Porch de capacidades comunicativas em crianças;
   7 – índice de vocábulos – índice de vocábulos extraídos de um texto e acompanhados das referências das ocorrências de cada um desses vocábulos;
   8 – índice lematizado – índice no qual cada palavra é apresentada na sua forma de base;
   9 – índice temático – afixo actualizador temático, vogal temática, afixo que identifica um parad...

Pergunta:

Tenho uma sobrinha com 13 anos de idade que cursa a oitava série.

Minha sobrinha é criativa, porém percebo que comete gravíssimos erros de grafia, troca com frequência s por c, s por z. Acredito que possam ter ocorrido problemas na alfabetização. Gostaria de que me indicassem a melhor maneira de ajudá-la. Temos como reverter este problema? Já informei a professora de português (me admira muito que ela não perceba) e no entanto ela diz que é próprio da idade. Será isso real? Tenho receio de que o tempo apenas agrave o problema.

Espero sinceramente que os senhores possam orientar-me.

Serei eternamente grata.

Resposta:

Os primeiros anos de escolaridade são muito importantes na aprendizagem da língua. A criança até aos 11, 12 anos tem uma capacidade de aprendizagem muito grande que a leva à aquisição de automatismos que perduram pela vida fora. Aprendizagens incorrectas nestes níveis etários ficam interiorizadas e emergem espontaneamente quando solicitadas, mesmo que posteriormente a criança, já jovem, já adulta, venha a saber qual é a forma correcta, qual é a regra.

Assim, na aprendizagem da Língua Portuguesa, deve-se, tão cedo quanto possível, corrigir o erro. Aliás, deve-se ensinar à criança, logo nos primeiros anos, a forma correcta, fazendo apelo a uma capacidade que ela tem e que deve ser estimulada: a memória.

A leitura, frequente e diversificada, a relação de uma palavra com outras da mesma família e a informação a respeito do seu étimo são meios de desenvolver a competência vocabular e ortográfica da criança.

É verdade que os 13 anos têm inerente alguma desatenção e despreocupação por regras, o que pode levar ao desleixo na expressão escrita, mas é uma idade em que já se pode explicar com algum sucesso como corrigir o erro. Quanto mais tarde se agir, mais profundamente estará enraizado o erro e mais difícil será extirpá-lo. A possibilidade de correcção depende essencialmente do interesse da jovem. Se ela quiser mesmo, conseguirá. Como? Lendo, sabendo as regras de ortografia (as que há), relacionando a palavra com outras da mesma família, verificando qual é o étimo (latino ou outro), escrevendo frases em que utilize a palavra. Sobretudo, escrevendo, porque se aprende a escrever, escrevendo.

Poderá aprender as regras de ortografia em gramáticas e prontuários.

No caso específico que refere, o da troca do s pelo c e do s <...

Pergunta:

Eu gostaria que me ajudassem a escrever certas palavras corretamente, pois algumas vezes me deparo com dúvidas sobre a colocação de s ou ç. Portanto, peço-lhes que me ensinem algumas regras sobre a utilização correta destas letras nas palavras como: sentença, dissertação, suspenso, etc.

Resposta:

A grafia das palavras decorre normalmente da sua etimologia, mas também de mera convenção ortográfica. Assim, nem sempre é possível estabelecer regras.

   No entanto, vou referir-lhe algumas a respeito do emprego de s, ss, c ou ç, todos com valor de /s/.

   1. Utiliza-se s:

   a) no início da maior parte das palavras, antes de qualquer vogal: sarar, seguir, singrar, sopro, surdez;
   b) com o sufixo de naturalidade -ense: ateniense, portuense;
   c) em palavras formadas com os prefixos ab- ou abs-, que significam afastamento, separação: absentismo, absolutismo, absolver, absorto, absorver. Excepções: abcesso (< abscessu-), abcissa (< abscissa-);
   d) em palavras formadas com o prefixo ob-: observar e derivados, obsessão, obsoleto. Excepção: obcecar e derivados.
   2. Utiliza-se ss:
   a) apenas entre vogais: abcesso, abcissa, abissal, antepassado, bissectriz, disse, fissura, massa, posso;
   b) no sufixo feminino -essa: abadessa, condessa;
   c) na terminação -íssimo(a) do superlativo absoluto sintético: belíssimo, caríssimo;
&#x...

Pergunta:

Caros professores: mais uma vez recorro aos senhores com a mesma pergunta. Não sei se não a receberam da outra vez, por isso volto a fazê-la.A minha dúvida é a seguinte: é correto falar-se em "ser contra ou a favor do divórcio", por exemplo, uma vez que a palavra contra não se usa com a preposição de enquanto que a favor pede essa preposição. Quando se trata de regência verbal, tenho encontrado nas gramáticas essa recomendação: não se empregar verbos de regências diferentes associados a um mesmo complemento, evitando construções como "gostou e comprou o livro".

Muito obrigada.

Resposta:

É, sim, correcto dizer-se "ser contra ou a favor do divórcio".

O verbo ser está aqui regido da preposição contra (ser contra) e da locução a favor de (ser a favor de). Depois, apenas surge o artigo definido, determinante do substantivo divórcio e que contrai com a preposição de, que o antecede.

Pergunta:

Gostaria de saber quando devemos empregar a expressão "em verdade" e "na verdade".

Acho que existe uma diferença, pois, na frase Em verdade, em verdade vos digo devemos amar um ao outro, se permutássemos a expressão Em verdade por Na verdade a frase ficaria com outro sentido.

Resposta:

A sua pergunta é muito interessante e mostra a riqueza da utilização da Língua Portuguesa.

As duas expressões podem permutar (por sinonímia absoluta) em determinados contextos, quando se utilizam como locuções adverbiais, pretendendo-se que signifiquem verdadeiramente, efectivamente, com efeito, certamente, decerto, seguramente, realmente, etc.

No entanto, noutros contextos, a expressão "em verdade" pode assumir (como o caso que apresenta) o significado de "em nome da verdade", perdendo a característica estereotipada de locução adverbial, e reassumindo o substantivo "verdade" o seu valor nominal de designação de um conceito. A expressão "na verdade", essa, é utilizada como locução adverbial, com os significados acima referidos.