Pergunta:
Agradeço desde já o vosso valioso esclarecimento quanto a esta minha dúvida sobre a colocação (ou não) da vírgula antes da expressão «de modo que» nas duas frases que se seguem:
«Coloque as suas mãos à frente das grelhas de ventilação, de modo que possa verificar as condições de funcionamento.»
«Os componentes físicos determinantes para as características metrológicas devem ser concebidos de modo que possam ser protegidos contra a fraude.»
Parece-me que a primeira frase fica melhor/correcta com uma vírgula antes da expressão «de modo que», enquanto a segunda frase fica melhor/correcta sem vírgula. Estarei certo?
Uma vez mais os meus agradecimentos.
Resposta:
Concordo com o consulente. Na primeira frase, justifica-se a vírgula antes da locução conjuncional consecutiva, pois esta inicia uma oração subordinada, servindo, portanto, para separar orações.
Essa vírgula, no entanto, não se aplica às segunda frase, porque a oração iniciada pela mesma locução completa o sentido do verbo conceber e, com vírgula, a primeira oração deixa de fazer sentido, uma vez que não se pretende dizer que «Os componentes físicos […] devem ser concebidos» mas sim que «[…] devem ser concebidos de modo que possam ser protegidos contra a fraude».
Mais uma vez se verifica que, para além da aplicação das regras de pontuação, é muito importante ter em atenção aquilo que se pretende significar.