v - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
v
v
3K

v

 
Textos publicados pelo autor
Fala sem Erros
100 respostas às tuas maiores dúvidas de língua portuguesa
Por Sandra Duarte Tavares

Um novo livro da professora universitária e consultora linguística Sandra Duarte Tavares, dirigido aos mais jovens.

Da respetiva página promocional, na Porto Editora, transcreve-se a seguinte sinopse:

«Fala sem erros apresenta 100 respostas às tuas dúvidas mais frequentes de língua portuguesa. Tens nele o teu "kit de sobrevivência":

• finta os erros que dás quando falas ou escreves;

• remata contra todas as tuas questões sobre a utilização correta de determinadas palavras ou expressões;

• marca golo nas apresentações em público.

Fala com um verdadeiro craque: sem erros e com confiança.

Não faças faltas e o sucesso será teu!»

 

 

 

N.E. — Para mais pormenores de Fala Sem Erros, ouça-se a entrevista da autora  na emissão de 11/10/2020 do programa Páginas de Português, na Antena 2.  Aqui.

Expressões dos Racismos em Portugal
Por Jorge Vala, Rodrigo Brito, Diniz Lopes

 

 Com coautoria  de Jorge ValaRodrigo Brito e Diniz Lopes, Expressões dos Racismos em Portugal, livro publicado em 1999, com a a chancela da Imprensa de Ciências Sociais (ICS),  e reeditado em PDF em 2015,  ganhou uma renovada atualidade  face aos protestos antirracistas desencadeados pelo assassínio  por um polícia do afro-americano George Floyd em 25/05/2020 em Minneapolis, nos EUA.

Sobre o conteúdo da obra, lê-se no texto de apresentação da Imprensa de Ciências Sociais:

«É comum pensar que a especificidade da nossa cultura e da nossa história colonial, a fácil miscigenação de portugueses com outros povos, o facto de muitos africanos residentes no país serem cidadãos nacionais, ou que o facto da maioria dos imigrantes africanos ser proveniente das antigas colónias, contribuiria para a especificidade de um eventual racismo em Portugal. No fundo, esta ideia é ain...

Almanaque da Língua Portuguesa
Uma coletânea de curiosidades da língua
Por Marco Neves

O Almanaque da Língua Portuguesa, a mais recente publicação do professor universitário e tradutor Marco Neves (das Edições Guerra e Paz), faz jus ao seu título. Um almanaque é, tradicionalmente, uma publicação de cariz anual que reúne itens muito diversificados associados a um calendário. Quem não se recorda do quase secular Borda d’Água com a sua compilação de pequenos textos da tradição (das adivinhas aos provérbios, entre tantas outras rubricas) e o seu calendário que aponta tanto as fases da lua, como festas e feriados, sem esquecer as preciosas indicações para as atividades agrícolas?

Almanaque da Língua Portuguesa propõe uma remodelação do conceito de almanaque, centrando-se, como o próprio nome assinala, na língua (e também na literatura) portuguesa. A publicação organiza-se segundo os meses do ano, 12 capítulos a que se juntam outros 4 dedicados às estações do ano e ainda um alusivo à passagem do ano (capítulo de abertura) e outro ao fim de ano (capítulo conclusivo). Em cada um dos doze capítulos principais, encontramos uma citação que inclui o nome do mês em questão, a explicação da origem do nome desse mesmo mês, um calendário com efemérides ligadas à literatura ou à história de um país de língua oficial portuguesa e a rubrica «Sabias que…», com curiosidades linguísticas. Em cada mês, o autor apresenta igualmente uma secção que trata dúvidas de natureza linguística, como a questão do uso do artigo com topónimos, a origem do português ou curiosidades como «Que animais se escondem na língua?» ou «Quem inventou as letras?» A obra inclui ainda a rubr...

Discurso Académico
Uma área disciplinar em construção
Por Fausto Caels, Luís Filipe Barbeiro, e Joana Vieira Santos (orgs.)

A obra Discurso Académico: uma área disciplinar em construção, com organização de Fausto Caels, Luís Filipe Barbeiro Joana Vieira Santos (uma edição digital CELGA-ILTEC e Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Politécnico de Leiria, disponível aqui) reúne um conjunto de artigos selecionados do I Encontro Nacional sobre Discurso Académico (ENDA 1), que teve lugar em Leiria, em setembro de 2018.

Trata-se de uma obra que pretende contribuir para a delimitação de uma disciplina de investigação, o discurso académico, tal como, em artigo inaugural, explica Carlos A. M. Gouveia, num texto onde caracteriza, delimita e apresenta questões basilares para esta área de estudos, que, inserindo-se no âmbito da linguística aplicada, incide sobre todos os níveis de ensino da língua, do básico ao superior. O enquadramento e a necessidade desta disciplina ficam bem claros nas palavras do linguista: «um dado fundamental do discurso académico e da investigação do discurso académico é a questão do desenvolvimento da literacia. Ou seja, a investigação do discurso académico faz-se para se tentar perceber efetivamente que realidade é esta e como mapeá-la, descrevê-la e cartografá-la, mas desse faz...

Novo Vocabulário Ortográfico – Com Prontuário Anexo
Conciliador do Acordo de 1990 com a norma de 1945
Por D'Silvas Filho

É conhecida a posição do autor em conciliar  as duas normas  ortográficas da língua  portuguesa – a que se encontra oficialmente em vigor em Portugal (e no Brasil e em Cabo Verde) e a de 1945. É o que o  levou à publicação deste Novo Vocabulário Ortográfico –com Prontuário Anexo, sob a chancela da editora Guerra & Paz:

«[Nesta obra] aproveita[-se] o que o AO90 tem de positivo e mantém [-se] o que da equilibrada norma de 1945 pode ou deve conservar-se, tendo em consideração o Vocabulário Comum (VOC) que deveria ter sido previamente realizado:

– Procura ser conciliador, n...