v - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
v
v
2K

v

 
Textos publicados pelo autor
Colheita de Inverno
Ensaios de Teoria e Crítica Literárias
Por Vítor Aguiar e Silva

Reunindo 35 ensaios, a maioria dos quais publicados por Vítor Aguiar e Silva já no presente século, com a chancela da editora Almedina, este livro articula-se em três partes. A primeira, que é a mais extensa (17 ensaios), incide sobre temas da teoria literária, abrangendo questões atinentes à natureza das línguas literárias ocidentais, entre elas, naturalmente, o português, que vão da filologia e da estilística às perspetivas político-culturais abertas pelo mundo pós-colonial. A segunda parte compreende cinco ensaios e é dedicada a aspetos críticos e interpretativos dos textos camonianos; e a terceira (13 artigos) aborda aspetos e atores da criação e da crítica literárias desenvolvidas em Portugal, do Renascimento à contemporaneidade,

A sinopse que se lê na contracapa é bastante elucidativa do título e da intenção desta recolha:

«A metáfora sazonal que configura o título deste livro tem duas explicações: uma, de natureza biográfica – o autor escolheu o título quando se deu conta de que em breve ia perfazer oitenta anos de idade –, e outra, de natureza cultural – há múltiplos sinais de que a literatura, a teoria e a crítica literárias têm sofrido, desde o último quartel do século XX, uma crise que se pode simbolizar na metáfora do Inverno (inclemência do clima, chuva e vento adversos, frio e névoa) [...]. Foi contra este pessimismo cultural que foram escritos os ensaios deste volume, todos eles procurando conhecer e explicar as formas e os sentidos que, desde há quase trinta séculos, constituem a literatura – memória do Ocidente e voz insubstituível da liberdade, dos sonhos e das misérias do homem.»

A respeito dos conceitos de língua e cânone1 literários, com especial interesse para a própria reflexão sobre os desafios da globalização à unidade do português e de outr...

Júlio Gonçalves e a Literatura Romântica na Índia Portuguesa
Por Antonio Pires de Oliveira Filho

Luís Manuel Júlio Frederico Gonçalves foi um escritor goês do final do século XIX (1846-1896) com um papel fundamental no desenvolvimento da literatura em língua portuguesa na então colónia indiana de Portugal. Advogado de formação, bibliotecário em Pangim, os seus dotes literários – assinava simplesmente como J.Gonçalves – granjearam-lhe o epíteto de «Alexandre Herculano de Goa», entre os seus contemporâneos.

Fundou e dirigiu a revista mensal Ilustração Goana (1864-1866), tendo-se destacado como crítico literário, poeta, escritor de biografias, com diversos estudos historiográficos e como contista, entre os quais as duas séries Contos da Minha Terra e Aventuras de um Simplício.

Sobre a obra literária deste goês hoje pouco menos que desconhecido em Portugal debruçou-se o professor universitário brasileiro José António Pires de Oliveira Filho, com esta sua tese de doutoramento, intitulada Júlio Gonçalves e a Literatura Romântica na Índia Portuguesa.

Disponível em formato PDF, aqui.

 

Cf.  A ambivalência de Goa como imagem do império português e as representações da sociedade colonial na literatura luso-indiana “de recreio”

Pontuação em Português
Guia prático para escrever melhor
Por Marco Neves

O professor universitário e tradutor Marco Neves  publicou Pontuação em Português – Guia prático para escrever melhor. (Ed. Guerra & Paz), um livro que condensa as regras básicas da pontuação em português. Esta é uma obra importante, num contexto onde escasseiam prontuários modernos que tratem a pontuação em conformidade com os usos atuais da língua, sem abdicar do rigor que a escrita sempre exige.

Abrindo com uma incursão à história da pontuação, Marco Neves surpreende o leitor ao apresentar um texto que exemplifica a escrita contínua, tal como era praticada pelos povos gregos e romanos. Neste capítulo, descreve-se ainda a tímida evolução do sistema de pontuação, desde a Idade Média, seguindo também o próprio processo de formação dos sinais de pontuação.

Mantendo o estilo dialogante e despretensioso a que já habituou os seus leitores, Marco Neves propõe-se ir um pouco além do tratamento dos tradicionais sinais de pontuação. Começa por considerar o que designa por «Pontuação do texto», tratando sistemas de organização do texto na página, como os espaços em branco, os títulos, os parágrafos e, ainda, a disposição dos diálogos nas páginas. São exploradas várias possibilidades e identificadas incorreções típicas.

No capítulo seguinte, o autor dedica-se à «Pontuação da frase», abordando os sinais ponto, ponto de exclamação, ponto de interrogação, reticências, dois pontos, vírgula, ponto e vírgula, travessão e parênteses. Estes sinais são perspetivados no âmbito da sua funcionalidade semântico-pragmática, mas também sintática, sendo a descrição de cada um acompanhada de um conjunto alargado de e...

Fala sem Erros
100 respostas às tuas maiores dúvidas de língua portuguesa
Por Sandra Duarte Tavares

Um novo livro da professora universitária e consultora linguística Sandra Duarte Tavares, dirigido aos mais jovens.

Da respetiva página promocional, na Porto Editora, transcreve-se a seguinte sinopse:

«Fala sem erros apresenta 100 respostas às tuas dúvidas mais frequentes de língua portuguesa. Tens nele o teu "kit de sobrevivência":

• finta os erros que dás quando falas ou escreves;

• remata contra todas as tuas questões sobre a utilização correta de determinadas palavras ou expressões;

• marca golo nas apresentações em público.

Fala com um verdadeiro craque: sem erros e com confiança.

Não faças faltas e o sucesso será teu!»

 

 

 

N.E. — Para mais pormenores de Fala Sem Erros, ouça-se a entrevista da autora  na emissão de 11/10/2020 do programa Páginas de Português, na Antena 2.  Aqui.

Expressões dos Racismos em Portugal
Por Jorge Vala, Rodrigo Brito, Diniz Lopes

 

 Com coautoria  de Jorge ValaRodrigo Brito e Diniz Lopes, Expressões dos Racismos em Portugal, livro publicado em 1999, com a a chancela da Imprensa de Ciências Sociais (ICS),  e reeditado em PDF em 2015,  ganhou uma renovada atualidade  face aos protestos antirracistas desencadeados pelo assassínio  por um polícia do afro-americano George Floyd em 25/05/2020 em Minneapolis, nos EUA.

Sobre o conteúdo da obra, lê-se no texto de apresentação da Imprensa de Ciências Sociais:

«É comum pensar que a especificidade da nossa cultura e da nossa história colonial, a fácil miscigenação de portugueses com outros povos, o facto de muitos africanos residentes no país serem cidadãos nacionais, ou que o facto da maioria dos imigrantes africanos ser proveniente das antigas colónias, contribuiria para a especificidade de um eventual racismo em Portugal. No fundo, esta ideia é ain...