Pergunta:
Do ponto de vista gramatical, é possível substituir verbos no condicional com os mesmos verbos, mas no futuro do pretérito composto, sem modificar o sentido da frase?
Por exemplo, queria saber se as frases seguintes são usadas com os mesmos significados.
1) Aonde é que ele iria? = 2) Aonde é que ele teria ido?
Muito obrigado.
Resposta:
A frase (1) apresentada pelo consulente tem o verbo no condicional simples (segundo a terminologia portuguesa) ou futuro do pretérito (segundo a terminologia brasileira), ao passo que na frase (2) o verbo está no condicional composto (segundo a terminologia portuguesa) ou futuro composto (segundo a terminologia brasileira). Estes não permutam, ou seja, não são sinónimos. Repare-se que as frases (1) e (2) quando integradas no discurso indireto apresentam valores diferentes:
(1) Ele perguntou onde é que ele iria.
(2) Ela perguntou aonde é que ele teria ido.
Em (1), iria refere um estado de desconhecimento sobre um evento simultâneo ao momento da pergunta. Já em (2), «teria ido», o desconhecimento é relativo a um evento ocorrido antes do momento da pergunta.
O condicional simples pode ter um valor temporal de “Futuro do Passado”, ou seja, localizando uma situação no passado, mas que ocorreu num tempo posterior a outra situação também passada, como exemplificado em (3). Este uso do condicional, tal como assinala Fátima Oliveira em Gramática do Português (Fundação Calouste Gulbenkian), é pouco usual na fala e escrita correntes.
(3) Depois da batalha, aquele cavaleiro seria proclamado herói.
O condicional simples pode também ocorrer em situações cujo pretérito imperfeito (P.I.) do indicativo também é possível, isto é, pode em certos contextos ser substituído pelo P. I. do indicativo. Neste sentido, o condicional simples pode ser usado para exprimir situações cuja realização está dependente de uma condição, como em ...