A vitalidade das expressões idiomáticas e fixas na comédia contemporânea
Textos publicados pela autora
A vitalidade das expressões idiomáticas e fixas na comédia contemporânea
A sintaxe do verbo deixar
Pergunta: Na frase «Deixava as chaves onde calhava.», a oração subordinada substantiva relativa «onde calhava» desempenha a função de modificador ou de complemento oblíquo?
Parece-me que tem uma função similar à que tem na frase «Colocava as chaves onde calhava», ou seja, complemento oblíquo.
Porém, já vi a expressão da primeira frase classificada como modificador. Entendo que o verbo deixar implica deixar algo em algum lugar, tal como o verbo colocar.
Agradeço os...
Linguística
Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto
Linguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, publicação anual da Faculdade de Letras e do Centro de Linguística da Universidade do Porto, volta a apresentar um volume de grande amplitude temática. Esta nova edição, volume 20, publicada em janeiro 2026, reúne estudos que percorrem áreas como sintaxe, fonologia, história da língua, contacto linguístico e análise discursiva, além de incluir homenagens a figuras maiores da linguística contemporânea, como Leda Bisol, William...
Superlativo absoluto analítico e advérbios
Pergunta: Estou com uma dúvida relativamente ao grau dos adjetivos.
Em que grau se encontram os adjetivos presentes nas seguintes frases:
– Um corpo completamente translúcido.
– Alguns sapos bastante estranhos.
– Floresta Amazónica.
– Marés enchentes.
– Onda quase interminável.
Grato pela vossa melhor atenção!Resposta: O grau dos adjetivos é formado por, tal como assinalam Rita Veloso e Eduardo Raposo no segundo volume da Gramática do...
Os nomes de profissões no feminino
