Pergunta:
É comum ouvir-se actualmente a expressão postura, referente a pessoas. A pergunta é simples: não estaremos perante uma apropriação indevida de uma palavra que se usa para as galinhas?
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
Resposta:
De facto, usa-se (e abusa-se!) hoje em dia o termo postura, em vez do vocábulo posição, mais genérico e quase sempre mais apropriado. Ou noutros casos atitude, comportamento, procedimento. "Postura em campo" gostam muito de dizer agora os locutores do futebol…
Além da evidente conotação com os galináceos, a palavra postura está mais ligada à atitude e ao jeito, como se depreende deste passo do episódio do Adamastor, em Camões: «O rosto carregado, a barba esquálida, / Os olhos encovados, e a postura / Medonha e má…» (Lusíadas, V, 39).
Roquete e José da Fonseca, no seu antigo e precioso "Diccionario dos Synonymos (…) da Lingua Portugueza", escrevem: «O estado do corpo relativo ao lugar, o ato de estar, ou de se presentar (sic) chama-se postura.»
N.E. [3/01/2022] - lat. positura,ae, "fadiga, trabalho de assentar, colocar" (t. de arquitetura); "arranjamento, disposição, ordem, lugar; sinais de pontuação, pontuação (t. de gramática)", de posìtus,a,um, 'posto', particípio passado de ponere, 'pôr' (Dicionário Houaiss).