Textos publicados pelo autor
Oração de gerúndio: «Considerando os dois indicadores...»
Pergunta: Estou precisando classificar essa oração subordinada reduzida de gerúndio:
«CONSIDERANDO OS DOIS INDICADORES, a lista final contém 210 198 pesquisadores.»
Seria uma oração subordinada adverbial temporal reduzida de gerúndio? Causal?
Obrigado.Resposta: Segundo o gramático Evanildo Bechara, em seu livro Lições de português pela análise sintática, aqui estão os seis valores semânticos possíveis das orações subordinadas adverbiais reduzidas de gerúndio*: causa, consequência, concessão,...
Objeto direto preposicionado: «...mede o litoral como à criança»
Pergunta: Respeitosa turma do Ciberdúvidas, como vão? Antes de qualquer coisa, é preciso agradecer muito muito muito pelo trabalho de vocês. Vocês não podem imaginar a quantidade de vezes em que salvam minhas dúvidas e me ajudam a seguir em frente no ofício da escrita. Me impressiona quando me vejo lendo artigos e respostas que vão de 1996 a 2024. É coisa linda mesmo. Vida longa!
Dito isso, queria tirar uma dúvida que sempre me pega. E que me surgiu numa passagem específica de algo que estou escrevendo. A saber: «...mede o litoral como...
O uso de «por quê» (Brasil)
Pergunta: Na frase «Não sei por quê nem como aquilo ocorreu», qual a justificativa para o porquê estar separado e com acento na frase acima já que não vem imediatamente antes de um sinal de pontuação, final de frase ou isolado?
Obrigado.Resposta: Na norma-padrão do português brasileiro, usa-se por quê em três contextos:
(1) quando vem sucedido de sinal de pontuação (este é o mais frequente);(2) quando finaliza uma oração;(3) quando vem antes de conjunção coordenativa ligando dois termos.
Em todos os três...
Gramáticos em desacordo
Pergunta: Não há consenso perfeito entre os gramáticos de nosso idioma (e de idioma algum, creio eu). Há, por exemplo, certo debate quando ao plural de certos substantivos compostos. A minha dúvida é a seguinte: como devemos proceder em tais casos?
Há matérias em que basta recorrer ao parecer do autor com mais autoridade para saber a posição correta (ou ao menos mais segura), mas me parece dificílimo definir qual dos entendidos mais célebres de nosso idioma (Napoleão Mendes de Almeida, Celso Cunha, Rocha Lima, Cegalla,...
Escrita de números
Pergunta: Passei para minha amiga revisora de textos um documento de texto, contendo um informativo de divulgação dos livros da Saga Confusões Conjuntas (17 livros principais de comédia dramática, pastelão e maluca e um livro complementar de minha autoria).
No caso, tinha escrito: «dezessete livros principais» (por extenso), e ela trocou por algarismos, passando para mim esta referência aqui no caso.
Minha dúvida é: por quais motivos numerais com até duas sílabas devem ser escritos por extenso, enquanto numerais...
