Pergunta:
Tenho ouvido de algumas pessoas que há diferença entre persuadir e convencer, e que esta diferença seria, em síntese, que ao convencer há a aceitação do convencido. No caso da persuasão, haveria uma imposição, ou seja, o persuadido não teria outra alternativa senão aceitar.
Esta diferenciação tem algum embasamento?
Resposta:
Se formos verificar a etimologia de cada um dos verbos, retiramos o seguinte: persuadir deriva «do latim persuadĕre, “decidir, resolver fazer qualquer coisa; persuadir, convencer; produzir convicção a respeito de qualquer coisa”» (José Pedro Machado, Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, vol. IV, Lisboa, Horizonte, 1987), enquanto convencer provém do «latim convincĕre, “vencer completamente; confundir um adversário; convencer (= provar a culpabilidade); demonstrar vitoriosamente (um erro, uma falha, etc.); provar vitoriosamente qualquer coisa contra alguém”». (idem, vol. II).
A partir da etimologia, apercebemo-nos de que, apesar de os dois verbos serem considerados sinónimos, parece haver diferenças entre eles, pois a persuadir está associada a ideia de competência, de capacidade, de arte, do poder de alguém conseguir «produzir convicção [em outra pessoa] a respeito de qualquer coisa» (idem). Por isso é frequente ouvir-se dizer que «tal pessoa tem poder de persuasão».
Por sua vez, e apesar de um dos sentidos da etimologia do verbo convencer ser o de «vencer completamente», a realidade é que é comum ouvir-se a seguinte afirmação: «Vencido, mas não convencido», do que se infere que este sujeito/emissor não ficou convicto das razões que lhe quiseram passar. Portanto, ele não sofreu os efeitos da arte, do poder de persuasão do outro, pois manteve as suas convicções, apesar de ter perdido uma determinada causa. Mas também é um facto que ao adjectivo convincente (particípio presente do verbo convencer) está implícita a ideia de «que é capaz de fazer reconhecer como verdade um facto, uma situação; que convence = persuasivo: ”Ela foi extremamente convincente com as provas que apresentou.”» (D...