Textos publicados pela autora
Parónimos: quatro e quarto
Pergunta: Gostaria de saber se as palavras quatro e quarto são palavras parónimas.
Obrigado.Resposta: Quatro e quarto são, de facto, palavras parónimas, pois existe entre as duas palavras uma grande semelhança/proximidade a nível fonético, mas a grafia e o significado de cada uma são distintos.
Tendo em conta que a paronímia, incluída no domínio da semântica, está relacionada com a representação gráfica e as relações entre palavras com...
O significado da expressão «Em Agosto deve o milho ferver no carolo»
Pergunta: Qual o significado de «Em Abril deve o milho ferver no carolo»?Resposta: Não encontrámos registo de tal provérbio em nenhuma das obras específicas1 sobre provérbios, frases feitas e expressões correntes da língua portuguesa. E essa situação deve-se ao facto de o mês de referência ser o de Agosto e, não, o de Abril, como verificámos, posteriormente através de pesquisa na Internet. Assim, o provérbio é «Em Agosto deve o milho ferver no carolo».
Com este mês de Agosto como referência, este provérbio está registado em...
O significado do provérbio «Em ano bom o grão é feno, em ano mau a palha é grão»
Pergunta: Qual o significado de «em ano bom o grão é feno, em ano mau a palha é grão»?Resposta: O Livro dos Provérbios Portugueses, de José Ricardo Marques da Costa (2.ª ed., Lisboa, Editorial Presença, 2004), regista as três formas seguintes para o provérbio que nos apresenta:
«Em ano bom o feno é grão e, no mau, a palha é grão.»«Em ano bom o grão é feno e no mau a palha é grão.»«Em ano bom, o grão é palha; mas no mau, a palha é grão.»
Incluídos na temática «Tempo e Agricultura», estes provérbios são reveladores de a...
A diferença entre persuadir e convencer
Pergunta: Tenho ouvido de algumas pessoas que há diferença entre persuadir e convencer, e que esta diferença seria, em síntese, que ao convencer há a aceitação do convencido. No caso da persuasão, haveria uma imposição, ou seja, o persuadido não teria outra alternativa senão aceitar.
Esta diferenciação tem algum embasamento?Resposta: Se formos verificar a etimologia de cada um dos verbos, retiramos o seguinte: persuadir deriva «do latim persuadĕre, “decidir, resolver fazer qualquer coisa;...
«Feito a»
Pergunta: A frase «(os peixes) estavam muito feitos a serem visitados» significa que:
— (os peixes) estavam habituados aos visitante;
— ou (os peixes) estavam fartos de visitas?Resposta: Tendo em conta os sentidos associadas à expressão «feito a», assim como ao contexto em que está inserida na frase que nos apresenta, consideramos que se lhe poderão atribuir dois significados (que estão relacionados entre si):
— «os peixes estavam habituados [acostumados, afeitos] a serem visitados.»
— «os peixes...
