Pergunta:
Já estive a ler as vossas entradas relacionadas com este assunto e continuo com dúvidas em relação à identificação dos adjetivos relacionais, nomeadamente no que se refere às suas propriedades sintáticas. Um dos "truques" sugeridos para a identificação desta subclasse de adjetivos é o facto de não poderem desempenhar uma função predicativa. No entanto, em enunciados como «O meu amigo Hans é alemão», o adjetivo alemão é relacional e está a desempenhar a função de predicativo do sujeito. Como este, ocorrem-me muitos outros exemplos.
Tenho imensas dificuldades em compreender esta subclasse dos adjetivos e não sei como fazer os alunos do 7.º ano compreenderem...
Obrigada pela ajuda.
Resposta:
Nem sempre é fácil delimitar, ou identificar, o adjetivo relacional, até porque o mesmo adjetivo poderá ser, num dado contexto, relacional e, noutro, qualificativo. Na definição de adjetivo da Infopédia (consult. em 25-10-2012) pode ler-se:
«Os valores relacional ou qualificativo que os adjetivos apresentam pode variar de acordo com o contexto: dantesco é um adjetivo relacional [= de Dante] mas pode ser usado qualificativamente, numa construção predicativa ou atributiva graduável [ex: "história (mais) dantesca (do que)"; "este assunto é dantesco*"].»
No mesmo artigo pode ler-se ainda que os adjetivos relacionais (o negrito é nosso):
«Podem ser traduzidos por uma paráfrase construída com um genitivo do nome de onde provêm (ex.: paterno = do pai; americano = da América);
Podem estabelecer relações de:
a) origem ou procedência (ex.: vinho alentejano, presidente americano, casa paterna)
b) propriedade (ex.: plataforma petrolífera)
c) finalidade (ex.: palácio presidencial, reforma estudantil) etc.»
Se tivermos em conta os exemplos das alíneas b) e c) acima, facilmente verificamos que nem sempre os adjetivos que identificamos como relacionais graças a umas características encaixam bem noutras. Por exemplo, creio que nem todos os falantes aceitariam que «plataforma petrolífera» pudesse ser parafraseada por «plataforma do petróleo» E, todavia, petrolífera, adjetivo provindo de um nome por derivação sufixal, é considerado relacional…
Assim, os adjetivos relacionais:
I – Do ponto de vista da morfologia, poderemos dizer que:
a) ...