Textos publicados pela autora
Um verbo para exprimir a ideia do «Rossio na rua da Betesga»
Pergunta: Existe algum verbo que, por si só, signifique «enfiar algo maior dentro de um lugar mais pequeno»? Um verbo que exprima a ideia do «Rossio na Rua da Betesga»?
Obrigada!Resposta: O verbo mais próximo é caber, que significa «poder entrar ou estar contido num recipiente/lugar», mas este recipiente/lugar não tem necessariamente de ser mais pequeno.
Por conseguinte, não creio existir um verbo específico para esse significado!
N. E. – «Meter o Rossio na...
«Aficionado de/por histórias»
Pergunta: «Aficionado de histórias», ou «aficionado por histórias»?
Obrigada!Resposta: Aficionado é «aquele/a que tem entusiasmo por alguma coisa»; ex.: «Ele é um grande aficionado do futebol.»
Repare-se que o dicionário consultado, quando dá a definição da palavra, usa a preposição por. No entanto, ao contextualizá-la, a palavra aficionado, no exemplo acima transcrito, aparece regida pela preposição de (neste caso:...
A palavra para exprimir capacidade de provocar comoção/piedade
Pergunta: Qual será a palavra que, em língua portuguesa, exprime a capacidade/qualidade de despertar/provocar comoção/piedade?
Obrigada.Resposta: A palavra comoção indica: agitação; perturbação; abalo.
A palavra piedade indica: compaixão; dó; misericórdia; comiseração; lástima.
Comoção e piedade são, portanto, duas palavras que não têm o mesmo significado.
Ainda sobre comoção/piedade:...
Ainda as palavras pateta e patético
Pergunta: Até que ponto o erro, infelizmente tão comum, de colocar na mesma família semântica as palavras pateta e patético/pateticamente poderá ter-se imposto, já, de alguma forma, na língua? Sabe-se que, muitas vezes, o uso acaba por superar a norma escrita... A verdade é que hesito em colocar pateticamente numa tradução que estou a fazer com receio de a frase vir a ser erradamente entendida pelo grande público. O que aconselham?
Muito...
Ainda os particípios regulares ganhado, pagado e gastado
Pergunta: Acedi à pergunta-resposta sobre «tem-lhe ganh(ad)o» e gostei de saber que os particípios regulares ganhado, pagado, gastado, etc. ainda são os gramaticalmente correctos com os auxiliares ter/haver. Durante muito tempo defendi isso (os três particípios associados com dinheiro). Assim, continuarei a usá-los... e a dizer, por exemplo, «tenho acendido» ou «tem abrido», embora esta última já me soe mal.
Estou...
