DÚVIDAS

O significado do provérbio «Com malvas e água fria, faz-se um boticário num dia»

Gostaria de saber o significado do provérbio: «Com malvas e água fria, faz-se um boticário num dia.» Gostaria de saber ainda o significado e também o porquê da utilização de «água fria» e «malvas», a sua importância e interesse.

Obrigada.

Resposta

O provérbio é uma sentença moral, máxima, ditado que, geralmente, aparece na linguagem escrita ou oral sem qualquer autentificação.

Os latinos também precediam citações de provérbios, de forma saepe fertur (diz-se muita vez). «Com malgas e água fria, faz-se um boticário num dia» pode encontra-se em Nova Recolha e Outros Lugares Comuns Portugueses, de Provérbios, de Fernando Ribeiro de Mello, Ed. Afrodite, Lisboa, Setembro de 1974. Desta bibliografia não consta qualquer explicação no que diz respeito ao provérbio; no entanto, penso poder-se daí extrair a interpretação de que o valor da água para a terapia e o valor das malvas, (com poder anti-séptico/anti-inflamatório) são de grande importância para a saúde. Daí o fa{#c|}to de se poder sustentar um lugar de comércio com grande facilidade: «… faz-se um boticário num dia». A água fria e as malvas são o sustentáculo de um negócio promissor, pelo seu poder curativo.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa