Carlos Rocha - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Rocha
Carlos Rocha
1M

Licenciado em Estudos Portugueses pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, mestre em Linguística pela mesma faculdade e doutor em Linguística, na especialidade de Linguística Histórica, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professor do ensino secundário, coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, destacado para o efeito pelo Ministério da Educação português.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Agradecia a análise sintáctica da seguinte frase:

«Curto foi o tempo do Verão para o Gato e a Andorinha.»

Resposta:

A frase não se encontra na ordem directa (sujeito/verbo/complementos). Alteremo-la, então, adoptando a ordem mais corrente:

«O tempo do Verão foi curto para o Gato e a Andorinha.»

Agora, passemos à análise sintáctica:

sujeito — «o tempo do Verão»;
predicado — «foi curto para o Gato e a Andorinha»;
predicativo do sujeito — «curto»;
complemento indirecto — «para o Gato e a Andorinha».

Pergunta:

Xiloteca é o nome que se dá a uma colecção ordenada e devidamente classificada de amostras de diferentes madeiras? Se sim, porquê? "Xilo", o que significa realmente? A planta algodoeiro?

Resposta:

O elemento de composição xilo- tem origem no grego ksúlon,ou, «madeira, tronco, árvore», palavra que não chega a ser suficientemente específica para abranger a noção de «algodoeiro». Por seu lado, -teca é outro elemento que remonta ao grego thêké,és, «caixa, estojo, escrínio; depósito, prédio de guarda», que adaptado ao latim como theca, evoluiu para a noção de «colecção» (cf. Dicionário Houaiss e Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa de José Pedro Machado). Deste modo, tem todo o sentido a formação de xiloteca com o sentido indicado pela consulente, ou seja, «colecção ordenada e devidamente classificada de amostras de diferentes madeiras». 

Pergunta:

Qual o diminutivo de professora?

Resposta:

Nada impede a formação do diminutivo de professora segundo as regras gerais de formação deste tipo de flexão nominal: professorazinha, professorinha, professorazita, professorita.

Pergunta:

Como se deve escrever o topónimo: «Ilha de Moçambique» ou «ilha de Moçambique»? Isto é, com maiúscula ou com minúscula no vocábulo «ilha»?

Resposta:

Escreve-se com maiúscula: «Ilha de Moçambique». O nome constitui uma unidade, pelo que ilha não se pode separar de Moçambique; por outras palavras, não há uma ilha que se chame simplesmente Moçambique, o que existe é «a Ilha de Moçambique». Isto é precisamente o contrário do que se passa com «ilha de Ceilão», que pode ser reduzida a «Ceilão».

Cf.  Glossário de moçambicanismos, recolhido pelo tradutor e professor português Vítor Santos Lindgaard

Pergunta:

Qual o aumentativo de ético? Seria eticíssimo?


Resposta:

À semelhança de simpático, tem duas possibilidades: etiquíssimo e eticíssimo.