Pergunta:
Gostava de saber se existe uma pronúncia-padrão para o grupo consonântico "sc" (como crescer, nascer). Eu achava que era preciso pronunciar -ss- em todo o caso, mas acho que tenho ouvido ultimamente uma pronúncia /sh/, como em italiano (então, "nacher", "crecher"). Poderiam falar-me um bocado neste "sc", na sua etimologia e na sua pronúncia?
Além disso, acho que também tenho ouvido dizer "cinza" como "chinza". Isto é dialectal, padrão ou apenas uma alucinação minha?
Muito obrigado.
Resposta:
De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, a pronúncia-padrão europeia da sequência gráfica -sc- é constituída por dois sons da língua, ou seja, pelo que é representado por x em baixo ou ch em chave e pelo que está associado ao s de sala ou ao c de cinto, respectivamente. Usando símbolos fonéticos, -sc- transcreve-se [ʃs]. Por conseguinte, nascer e crescer pronunciam-se, respectivamente, na[ʃs]er e cre[ʃs]er. No entanto, muitos falantes de Portugal pronunciam [ʃs] penas como um som, [ʃ], pelo que os referidos exemplos soam como na[ʃ]er e cre[ʃ]er. Note-se que, no Interior Centro e Norte de Portugal, se mantém a variante mais conservadora (não em relação ao latim, mas em relação ao galego-português), que corresponde a [s]: na[s]er e cre[s]er.
Quanto a cinza, não tenho a certeza do que o consulente pretende descrever. Pode m...