Pergunta:
Dedicado que sou às questões linguísticas, publiquei há anos num jornal regional de pouca projecção um escrito a que chamei «Algumas questões dicionarísticas» e no qual referia vários pontos que me causavam estranheza. Acho estranho que alguns dicionários refiram que solarengo é o mesmo que soalheiro. Mais estranho acho dizerem que bimestral é o mesmo que bimensal. Estranho e surpreendente é que num recente dicionário (em seis volumes), que me farto de elogiar, entre nesta do bimestral igual a bimensal. É apenas por esta última questão que finalmente resolvi colocar uma questão a Ciberdúvidas.
Será que a minha miopia ocular me subiu ao cérebro? Solicito comentário.
Resposta:
Sobre solarengo, já aqui explicámos que não é o mesmo que soalheiro. E quanto à diferença entre bimestral e bimensal, temos uma resposta que recomenda o uso de bimestral para indicar aquilo que ocorre de dois em dois meses, e bimensal para o que se verifica duas vezes por mês.
Contudo, é verdade que dicionários mais recentes consagram a confusão entre os termos em referência. Como se sabe, o dicionário da Academia das Ciências de Lisboa considera que solarengo é sinónimo de soalheiro; e o Dicionário Houaiss apresenta bimensal quer como sinónimo de quinzenal quer como sinónimo menos usado de bimestral. Apesar de tudo, aconselho as distinções tradicionais.