Textos publicados pelo autor
A origem do apelido Perna
Pergunta: Estou a tentar fazer a minha árvore geneológica. Há três gerações atrás apareceu-me o sobrenome Nunes Perna; ex.: Manuel, filho de João, e por aí adiante; a família é originária de Tomar. Mas o sobrenome é muito estranho Nunes Perna, não sei o que lhe poderá ter dado origem; inclusivamente a minha avó Emília "deixou cair este apelido". Como estou a escrever a história, achava interessante, se alguém pudesse esclarecer-me.
Desde já muito grata.Resposta: O apelido Nunes tem origem num patronímico...
Variação no uso das locuções adverbiais «no domingo», «na segunda»
Pergunta: Aqui em Campinas se usa dizer: «de domingo», «de segunda», etc., em vez de «no domingo», «na segunda», etc. Acho que pela norma culta esse uso não está correto, mas gostaria de saber por que o uso do de é errado nessa situação. Ex.: «de domingo irei ao teatro» em vez de «no domingo irei ao teatro».
Obrigada.Resposta: Trata-se de um uso regional, que não faz parte nem da norma brasileira nem da portuguesa. Considera-se que não está correcto sobretudo porque os adjuntos adverbiais de tempo, quando se...
O complemento de «viver de»
Pergunta: Há uma questão na prova da Mackenzie que analisa o termo da mescla de três raças como adjunto adverbial («... a nacionalidade viveu da mescla de três raças que os poetas...»). É correta essa classificação? Já li algo sobre essa questão, mas não concordo com o gabarito da faculdade.
Obrigada.Resposta: Trata-se de um complemento oblíquo (introduzido por preposição) do verbo viver, que tem regência construída com a preposição de quando usado na acepção de...
Sobre o verbo encanitar
Pergunta: Encontro frequentemente em blogues a palavra encanitar bem como no dicionário online brasileiro.
Nos meus dicionários de português lusitano, a palavra não aparece.
Muito vos agradeço uma ajuda no sentido de esclarecer os seguintes pontos.
1. Existe esta palavra, encanitar, em português lusitano?
2. Se existe, quais os seus significados e etimologia?
Antecipadamente grato pela vossa atenção e ajuda.Resposta: 1. Existe.
2. O Grande Dicionário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, regista o...
A regência de elogio
Pergunta: Não tenho bem presente no meu espírito se e quando se deve dizer «elogio de...» e «elogio a...».
Numa busca ao vosso consultório encontrei um artigo que se chamava Elogio da redundância e uma outra referência que dizia Elogio ao Ciberdúvidas, será que alguma destas formas está errada? Se sim, ou se não, porquê?
Obrigado.Resposta: O substantivo elogio pode ser usado ou com a preposição de ou com a preposição a. O sentido veiculado pelas preposições é ligeiramente diferente:
a) «elogio de alguém/alguma coisa»: «o...
