Pergunta:
Qual é a origem do topónimo Mealhada, pertencente ao distrito de Aveiro visto que o primeiro registo remonta ao séc. XIII com a designação de "Mealhada Má".
De ressalvar a mesma existência de topónimo no concelho de Loures, e de uma fonte em Castelo de Vide.
Resposta:
Não foi possível reunir dados concretos nem decisivos sobre a etimologia de "Mealhada" para esta resposta.
Trata-se, como bem diz o consulente, de um topónimo que ocorre, pelo menos, três vezes no território Portugal1. A atestação mais antiga deste topónimo, referente à cidade da região da Bairrada, remonta a 1288, de acordo com o estudo de J. Branquinho de Carvalho, "A antiguidade da Mealhada" (Arquivo do Distrito de Aveiro, vol. XVI, 1950, pp. 213-226). Como também se assinala na pergunta, a forma realmente documentada é um composto: Mealhada Má.
Quanto à análise etimológica do topónimo, diga-se que a mais comum é a de se tratar de um derivado de mealha, que seria a denominação de uma medalha de cobre. Mas falta informação que permita esclarecer:
a) se as três Mealhadas identificadas têm realmente a mesma origem;
b) a congruência do significado de mealhada com o espaço e a paisagem onde se encontra a Mealhada bairradina.
Há uma proposta alternativa, a de Almeida Fernandes (Toponímia Portuguesa, 1999), que relaciona Mealhada com malhada, que, entre várias aceções, se usa ou usava no sentido de «redil, local onde se reúne o gado», hipótese que se conjuga com o topónimo Vacariça, nome alusivo à criação de gado bovino e que designa a povoação que foi sede de concelho, à qual se subordinou a Mealhada até à década de 30 do século XIX.
O problema da hipótese de Almeida Fernandes é o de não esclarecer a relação entre Mealhada e...