Textos publicados pelo autor
O plural de pêro-botelho (e uma nota etimológica)
Pergunta: Se pêro-botelho tem acento, porque alguns dicionários dão o plural sem o acento? Se pêros-botelhos tem registro no VOLP com acento, porque alguns dicionários trazem sem acento?
Um abraço meu, directamente de Angola!Resposta: À luz do Acordo Ortográfico de 1945, trata-se de um acento diferencial que só tem funcionalidade no singular, para distinguir do arcaísmo pero, «mas» (cf. pêra, que com o novo acordo fica...
Regra de acentuação com base morfológica
Pergunta: Qual é a regra geral de acentuação em português de base morfológica e a sua vantagem face à regra tradicional? Gostaria de ter exemplos que ilustrassem a minha pergunta.
Obrigada.Resposta: Tradicionalmente, diz-se que, em português, o acento tónico pode recair nas três últimas sílabas a contar do fim, ou seja, na última (aguda: caFÉ), na penúltima (grave: CAsa) e antepenúltima (MÁquina).
Nos estudos linguísticos, a respeito dos substantivos e...
A regência do adjetivo pronto
Pergunta: Deve dizer-se, de um produto numa embalagem, se é «pronto a usar», ou «pronto para usar»?
Obrigada.Resposta: Com o adjetivo pronto, pode usar-se quer a preposição a quer a preposição para (cf. Francisco Fernandes, Regimes de Substantivos e Adjetivos, São Paulo, Globo, 1995). Está, portanto, correto dizer/escrever: «pronto a usar» e «pronto para usar»....
O género de protagonista e cria
Pergunta: Quando se diz «A protagonista é uma cria de esquilo-vermelho (Sciurus vulgaris), que estava mais interessada em roer uma pinha do que em mim, que estava a mais ou menos 5 metros dela», a frase está-se a referir a um animal do sexo feminino, ou masculino?
Obrigado pela atenção.Resposta: O animal em referência parece ser do género feminino, mas não é impossível que seja do sexo masculino. Os contextos situacional e discursivo é que ajudarão a desambiguar a frase.
Cria é um nome sobrecomum,...
O uso de sofrer com regência
Pergunta: O que é correcto: «sofrer de uma doença», ou «sofrer uma doença»? Por exemplo: «sofrer de osteoporose», ou «sofrer osteoporose»?
Muito obrigada.Resposta: O verbo sofrer é usado como:
a) intransitivo: «ela sofre muito»;
b) transitivo direto: «ela sofreu ferimentos na perna/injúrias» (na aceção de «levar», «receber»);
c) como intransitivo indireto, neste caso, selecionando um complemento oblíquo (ou um complemento preposicionado): «ela sofre de osteoporose» (quando se...
