Textos publicados pelo autor
Exemplo de uma resposta-eco (= repetição do verbo da pergunta)
Pergunta: À pergunta «Sentes-te bem?», devo responder «Sinto», ou «Sinto-me»?
E a «Vestes-te no quarto?» respondo «Visto», ou «Visto-me»?
Muito obrigada.Resposta: A uma interrogativa global, isto é, a uma pergunta que tem por resposta sim ou não (ou talvez), pode dar-se como resposta afirmativa apenas o verbo usado na pergunta, com as adaptações adequadas à situação de enunciação, como se a resposta fizesse eco da pergunta1:
(1) – Gosta de...
Vinte palavras homógrafas
Pergunta: Gostaria que indicassem vinte palavras homógrafas.
Obrigada.
Resposta: Apresentam-se seguidamente vinte palavras homógrafas, isto é, palavras que têm a mesma grafia mas que se pronunciam de forma diferente (não foram considerados os pares que se diferenciam apenas por acento gráfico: avô/avó). As palavras à esquerda têm a vogal tónica fechada, enquanto as da direita têm vogal tónica aberta:
acordo («entendimento»)...
A classe de palavras de portanto
Pergunta: Gostaria de ver esclarecida uma questão relativa à classe de palavras. Trata-se da palavra portanto, que, ao que parece, deixou de ser conjunção para ser considerada por alguns autores (e/ou gramáticos?) um advérbio conectivo com valor de consequência. Haja alguém, por favor, que venha por um ponto final na confusão que reina nos manuais escolares e me diga qual é a classe morfológica desta palavra.
Obrigada.Resposta: Em Portugal, do ponto de vista da Nomenclatura Gramatical Portuguesa de 1967,...
A construção «desde... até...» com sentido temporal
Pergunta: É possível dizer «desde segunda até sexta» ou «desde a segunda até à sexta»?
Sei que está certo «de segunda a sexta», mas queria saber se existem as outras possibilidades, embora pouco habituais.
Obrigada.Resposta: Para definir um intervalo de tempo no contexto dos dias da semana, normalmente diz-se, com significado genérico, «desde segunda até sexta», como se diz «de segunda a sexta», com as designações dos dias da semana sem artigo definido.
É verdade que o artigo ocorre depois das preposições...
Verbo aparecer
Pergunta: Gostaria que me esclarecessem uma dúvida que surgiu relativamente à sintaxe do verbo aparecer. Na frase «Apareceu o anjo a José no Egito», a expressão «no Egito» desempenha a função sintática de complemento oblíquo, ou de modificador? Comparando com a sintaxe dos verbos que denotam movimento direcional tais como chegar ou entrar, poderá também este permitir a omissão do seu complemento oblíquo, ou devemos mesmo considerar que a noção de espaço, neste caso,...
