Pergunta:
Tropeçando há dias num artigo de opinião intitulado "Os efeitos da Turistificação de Lisboa" (jornal Público, 25/11/2016), e como o encontrei dicionarizado, pergunto: "turistificação" está bem formado? E, se sim, então também é aceitável o verbo "turistificar"? Agradeço um comentário a mais este(s) termo(s) do... "turistiquês" .
P.S. — No mesmo artigo vinha outra palavra, "gentrificação" que, confesso, também desconhecia de todo.
Resposta:
O substantivo turistificação está bem formado. Tem por base de derivação o tema verbal turistifica-, do verbo turistificar, interpretável como «processo de transformar um lugar, um bairro, uma cidade ou um país em atração turística». Este verbo forma-se regulamente de turist-, radical de turista, tal como de coisa se forma coisificar ou de estúpido se deriva estupidificar (cf. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa).
Quanto a gentrificação, é palavra que significa « processo de transformação e valorização imobiliária de uma zona urbana, que acarreta a substituição do tecido socioeconómico existente (geralmente constituído por populações envelhecidas e com pouco poder de compra, comércio tradicional, etc.) por outro mais abastado e sem condutas de pertença ao lugar» (Dicionário de língua portuguesa da Porto Editora, disponível na Infopédia; consultar também o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa). Na mesma perspetiva que turistificação, é palavra bem formada que pressupõe o verbo gentrificar (ver Porto Editora), que é o aportuguesamento do inglês to gentrify, que significa literalmente «enobrecer», mas que denota o processo de renovar uma casa ou um bairro para os conformar ao gosto mais burguês. O verbo inglês deriva do substan...