Textos publicados pelo autor
A grafia de «prà frente»
Pergunta: A expressão «prá frente» existe, é aceitável, está bem escrita?Resposta: Escreve-se «prà frente» (com acento grave) e é a grafia de uma forma popular de pronunciar «para a frente». Só se justifica grafar prà* numa mensagem escrita como marca de oralidade, procurando reproduzir o português informal ou popular.
*Forma que só se usa em Portugal, como contração da preposição para e do artigo definido a....
A pronúncia do erre de rato e carro
Pergunta: A minha dúvida está relacionada com a pronuncia do R, pois tenho reparado que algumas pessoas pronunciam o R no início das palavras de forma diferente, pronunciando-o quase como o R em cara, e não tão carregado como se estivesse a arranhar a garganta. Porquê?
Outra dúvida é se essas diferenças são devido a sotaques específicos do local em questão, ou se é devido a outro fator, como a forma que a pessoa diz a palavra. É uma dúvida que tenho e gostaria imenso de ver esclarecida.
Obrigada.Resposta:...
Desrespeitoso (e não "desrespeituoso")
Pergunta: Na língua portuguesa pode utilizar-se a palavra "desrespeituoso/a" (adjetivo), em vez de desrespeitoso?
Em várias notícias de variados blogues e jornais conceituados posso ler a palavra "desrespeituosa/o", como por exemplo, no texto e na notícia abaixo indicados:
«Os trabalhadores encontram-se numa situação totalmente incerta, sem qualquer garantia sequer de que irão receber os seus salários. Esta situação é, evidentemente, completamente ilegal e desrespeituosa dos direitos do...
Sobre sintaxe do verbo aconselhar
Pergunta: Sou belga e estudo português como língua estrangeira com muito interesse.
Tenho uma amiga portuguesa que é muito simpática e corrige as minhas tarefas. Na semana passada, enviei um texto, e dentro deste texto escrevi : «O seu médico aconselhou-lhe a fazer ioga.» Ela disse que isso não era correto, e que tinha de corrigi-lo em «O seu médico aconselhou-a a fazer ioga.» Ela sentiu que deve ser a, e não lhe neste caso, mas não pode explicar o porquê.
Para mim (com o holandês como língua...
A conjugação reflexa e o se indeterminado
Pergunta: Qual das frases abaixo está correta?
«Quando se depara com o horrível, o apenas razoável parece excelente.»
«Quando se se depara com o horrível, o apenas razoável parece excelente.»
Obrigado.Resposta: Só a primeira frase está correta.
Note-se que, na segunda, não é possível um segundo se, por duas razões:
1.ª – Se for a conjunção condicional se, já existe outra antes, que é quando, e não há entre as duas compatibilidade de modo a introduzirem em...
