Pergunta:
Estou escrevendo um conteúdo científico e os revisores corrigiram minha escrita de «pessoas transgênero» para «pessoas transgêneros».
Para mim, a palavra transgênero nesse caso é invariável, pois se desmembrarmos a palavra em trans+gênero, obtemos o sentido de «troca de gênero». Ou seja, «pessoas (no plural) de gênero (no singular) trocado».
O argumento dos revisores é que existe mais de um gênero, portanto o correto para eles seria pessoas transgêneros (tudo no plural). Acredito que se o termo transgênero for utilizado isoladamente, como um substantivo, ele possa variar em número (ex: «os transgêneros da nossa comunidade»), porém quando utilizado como adjetivo, deveria ser invariável (ex: as pessoas transgênero da nossa comunidade).
Gostaria de saber se meu raciocínio está correto ou se estou equivocado.
Obrigado desde já!
Resposta:
A palavra transgénero está dicionarizada quer como adjetivo quer como substantivo. Como adjetivo, não parece haver consenso claro quanto à possibilidade da sua flexão no plural.
Os dicionários em linha elaborados em mantidos em Portugal – o da Infopédia e o Priberam – concordam quanto a classificar transgénero como adjetivo invariável: «pessoas/indivíduos trangénero». No entanto, em dicionários do mesmo tipo produzidos no Brasil, a informação lexicográfica associada sugere que o uso adjetival permite a flexão no plural: «pessoas/indivíduos trangêneros».
Quando empregada como substantivo, a palavra tem plural: «o/a transgénero», «os/as transgénero».