Textos publicados pelo autor
O género da sigla de Campeonato Africano das Nações
Pergunta: Em referência ao Campeonato Africano das Nações, eu pensava que o género seria masculino, tendo em conta o género da primeira palavra (campeonato), mas escuto pelas rádios portuguesas «a CAN», o que me deixa totalmente perdido.Resposta: Diz-se «o campeonato», porque se trata do Campeonato Africano das Nações, que tem CAN como sigla. Sendo assim, será de esperar a atribuição do género masculino à referida sigla: «o CAN».
Acontece, porém, que, em português, este campeonato tem outras duas...
«Ter pressa de/em» + infinitivo
Pergunta: Devemos dizer e escrever «ter pressa de» ou «em»? Por exemplo: «Tenho pressa de/em publicar este livro.
Obrigado.Resposta: Diz-se das duas maneiras, como evidencia, por exemplo, uma consulta do Corpus do Portugués:
(1) «Tinha pressa de chegar à beira do Germano, homem idoso, mas, ainda lesto, desembaraçado. » (João de Araújo Correia, Carta de Óbito)
(2) «Quando chegou à fonte viu a clareira coberta de ovelhas, que empurrando-se em silencio, furando, cahindo e mordendo o pó que...
Catalão e catalano-
Pergunta: Qual é/seria o adjetivo pátrio reduzido de catalão?
Obrigado.Resposta: Na prática, excecionalmente, não há forma reduzida, porque a forma possível – catalano- – é obviamente mais extensa que catalão.
Em compostos coordenados, do mesmo tipo que lusofalante e anglo-português ou franco-belga, e tal como a alemão corresponde alemano (ainda que...
A locução «no referente a...»
Pergunta: Posso iniciar a frase com preposição em antes de adjetivos como referente?
Por exemplo: «Em referente à paciente Maria Alves, fizemos o cadastro da mesma...» ou, no caso, a frase acima estaria incorreta, optando pela construção de: «Referente à paciente Maria Alves, fizemos o cadastro da mesma...»Resposta: A expressão em apreço tem a forma «no referente»1: «No referente à paciente Maria Alves, fizemos o cadastro da mesma...»
Existe uma locução alternativa também correta, construída com o...
A sequência de preposições «de até»
Pergunta: Começa a ser cada vez mais comum ouvir a expressão: «promoções de até x ou y».
Se antes só ouvia isso a um professor brasileiro, já é corrente ouvir/ler esse «de até» em vez apenas até. Qual a forma correta?Resposta: Ambas as formas estão corretas. Ao nome promoção associa-se geralmente um complemento introduzido pela preposição de: «promoções de 10%». Contudo, subentendendo «de 1% até 10%», é possível construir «promoções de até 10%».
A sequência «de até» ocorre em estruturas...
