Textos publicados pelo autor
O "r forte" do português de Portugal
Pergunta: Já ouvi vários professores de Português para estrangeiros explicarem que o R carregado é gutural e comparam-no com o castelhano dizendo que este não o é. Inclusive tenho visto videos no YouTube a exemplificarem como se deve pronunciar o tal erre gutural.
Também uma minha professora de inglês que dava aulas de português para estrangeiros me explicou que muitos dos seus alunos não conseguiam fazer o tal erre (gutural). Ou seja, ela ensinava esse erre como o R português de referência.
Para mim esse erre é um regionalismo...
A história do nome cara-metade
Pergunta: Será possível ao Ciberdúvidas saber se a origem da palavra cara-metade (um dos cônjuges em relação ao outro) é mitológica?
E em que circunstâncias entrou este substantivo na língua portuguesa? Não encontrei respostas a estas questões em nenhum dicionário que consultei.
Ainda sobre esta designação, será o português a única língua que tem esta palavra formada de cara + metade?
Exemplos: inglês, better half; francês, ma...
O feminino de mestre-escola
Pergunta: Qual é o feminino de mestre-escola?
Muito obrigada desde já.Resposta: Dado que é legítima a forma mestra como feminino de mestre (cf. Vocabulário da Língua Portuguesa, 1966, de Rebelo Gonçalves, e dicionário da Academia das Ciências de Lisboa), o feminino será mestra-escola, forma que é confirmada pelo Dicionário Priberam.
O termo mestre-escola constitui uma denominação antiga para um...
O nome essa
Pergunta: Nesta frase «Nas capelas pendiam as armações de paninho negro (...); ao centro, entre quatro fortes tocheiras de grosso morrão, estava a eça, com o largo pano de veludilho cobrindo o caixão do Morais, (...)» (Eça de Queirós, O Crime do Padre Amaro, capítulo XI, pág. 195 da editora Livros do Brasil, 2013) – o que significa "eça"? Ou é uma gralha ortográfica?Resposta: Escreve-se essa (há também registos de eça), com o significado de «estrado, catafalco» e...
«Três vezes na cadeia é sinal de forca»
Pergunta: Gostaria de saber o significado do seguinte proverbio: «três vezes na cadeia é sinal de forca».Resposta: Trata-se de um provérbio alusivo a quem é teimoso ou reincidente num erro, a ponto de se tornar um caso desesperado.
Uma ligeira variante tem registo, por exemplo, no Livro dos Provérbios Portugueses (Lisboa, Editorial Presença, 2003), de José Ricardo Marques da Costa: «Três vezes à cadeia é sinal de forca.»
Em fontes brasileiras, o provérbio aparece, por exemplo, na Revista do Arquivo...
