Pergunta:
Gostaria de saber se é correcto utilizar o termo agarrão ou agarradela (por analogia com puxão, ou encontrão, por exemplo).
Um possível exemplo da utilização desta palavra seria: «Os dois lutadores envolveram-se numa troca de puxões e agarrões/agarradelas enquanto se encontravam no chão.»
Fiz a pesquisa por ambos os termos no dicionário online Priberam e não obtive resultados, daí a minha dúvida.
Caso o termo não exista realmente no nosso léxico, pergunto qual seria, então, o adequado para definir o acto de agarrar alguém.
Resposta:
Embora o termo agarrão apareça em vários textos na Internet, não se encontra registado nos dicionários e vocabulários consultados. Em seu lugar, como forma nominal de agarrar, aparece agarração; e ainda agarramento.
O Portal da Língua Portuguesa regista ambas as formas, sem manifestar preferência por qualquer delas. Também a Infopédia acolhe os dois vocábulos, agarração e agarramento, sem escolher um ou outro. Já o Dicionário Eletrônico Houaiss acolhe ambos os termos, mas na entrada agarração remete para agarramento, o que parece indicar que é esta a forma preferível no Brasil.
O vocábulo agarradela também não se encontra registado nas obras consultadas.
Tendo em conta que agarrão, além de ser, tal como puxão, vocábulo bem formado, é, popularmente, muito usado, não nos surpreende que os dicionários e vocabulários brevemente o acolham; por outro lado, não parece necessário o vocábulo agarradela, dado que a sinonímia com agarrão é praticamente perfeita.
Com agarrão, temos o sentido de «agarrar por breves instantes», enquanto os termos agarração e agarramento nos transmitem a ideia de «agarrar prolongadamente» (por exemplo, «andam no maior agarramento»).