Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
«Vazar uma vista» ou «vazar as vistas»

Uma expressão muitas vezes repetida pela minha já falecida avó era «vazar uma vista» ou «vazar as vistas». O que significa e qual a origem desta expressão?

Luís Silva Consultor IT Darwin, Austrália 3K

O Dicionário Eletrônico Houaiss regista, entre as aceções do verbo vazar, «arrebentar(-se) ou arrancar ou ter arrancado (o globo ocular)», e dá exemplos: «v[asou] o olho do adversário com um soco» e «na luta, vazou o olho [ou a vista (as vistas)]». Além disso, vazar, entre outras coisas, significa ainda, como verbo transitivo, «tirar para fora (olho); arrancar» e «fazer sair o conteúdo de (recipiente); esvaziar; despejar»; ou «deixar escapar (líquido); derramar; entornar; verter».

Normalmente, «vazar uma vista (ou as vistas)» acontece em acidentes ou lutas entre pessoas.

Assim, não se trata de nenhuma expressão idiomática, com significado diferente daquele que está contido nas suas palavras.

Quanto à origem, temos vazar, que é «alt[eração] de vaziar», e vaziar resulta de «vazio + -ar»; por sua vez, vazio vem do «lat[im] vacívus,a,um, "desocupado, vago, à disposição (diz-se de lugar etc.); livre (diz-se do tempo); desprovido, destituído de"». A palavra vista é o «fem[inino] subst[anti]v[ado] de visto».

Carlos Marinheiro