Pergunta:
Quais são os significados possíveis da palavra defasagem? É legítima a acepção de «desgaste», «prejuízo», «degeneração», «sucateamento», que muito se ouve dizer aqui no Brasil? Ou se trata apenas de mau uso vicioso?
Resposta:
O Dicionário Eletrônico Houaiss diz que defasagem é «ato ou efeito de defasar» e, na área da ele{#c|}tricidade, «diferença de fase entre dois sinais alternados de mesma frequência»; em sentido figurado, trata-se de «falta de sintonia; atraso, descompasso», a exemplo de «houve uma d[efasagem] no cronograma e a obra não ficou pronta». O dicionário acrescenta, ainda, que é um «voc[ábulo] consid[erado] gal[icismo] pelos puristas, que sugeriram em seu lugar: diferença, atraso, desencontro, discrepância».
O Aulete Digital considera defasagem «diferença de fase; não coincidência entre dois fatos, processos, fenômenos etc. [+ entre: defasagem entre o ano lunar e o ano solar.]»; e diz que também é «não concordância, não conformidade; DIFERENÇA; DISCREPÂNCIA: Existe defasagem de idade entre as crianças da turma.»
Assim, mesmo por extensão de sentido, não me parecem legítimas as acepções referidas: «desgaste», «prejuízo», «degeneração», «sucateamento».