Carlos Marinheiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Marinheiro
Carlos Marinheiro
163K

Carlos Marinheiro (1941–2022). Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Colaborou em vários jornais, sobretudo com textos de análise política e social, nomeadamente no Expresso, Público, Notícias da Amadora e no extinto Comércio do Funchal, influente órgão da Imprensa até ao 25 de Abril.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

O que significa a expressão «no ato»? É legítimo utilizar a expressão como sendo sinônima de imediatamente, «no mesmo instante»?

Resposta:

Sim, «é legítimo utilizar a expressão como sendo sinónima de imediatamente, "no mesmo instante"», dado que a palavra acto também significa «momento em que se faz alguma coisa», como em «As chaves da casa serão entregues no ato da compra» [in Aulete Digital].

Assim, por exemplo, «pagar no acto» é «pagar no mesmo instante em que se adquire o produto».

Pergunta:

Quais são os significados possíveis da palavra defasagem? É legítima a acepção de «desgaste», «prejuízo», «degeneração», «sucateamento», que muito se ouve dizer aqui no Brasil? Ou se trata apenas de mau uso vicioso?

Resposta:

O Dicionário Eletrônico Houaiss diz que defasagem é «ato ou efeito de defasar» e, na área da ele{#c|}tricidade, «diferença de fase entre dois sinais alternados de mesma frequência»; em sentido figurado, trata-se de «falta de sintonia; atraso, descompasso», a exemplo de «houve uma d[efasagem] no cronograma e a obra não ficou pronta». O dicionário acrescenta, ainda, que é um «voc[ábulo] consid[erado] gal[icismo] pelos puristas, que sugeriram em seu lugar: diferença, atraso, desencontro, discrepância».

O Aulete Digital considera defasagem «diferença de fase; não coincidência entre dois fatos, processos, fenômenos etc. [+ entre: defasagem entre o ano lunar e o ano solar.]»; e diz que também é «não concordância, não conformidade; DIFERENÇA; DISCREPÂNCIA: Existe defasagem de idade entre as crianças da turma

Assim, mesmo por extensão de sentido, não me parecem legítimas as acepções referidas: «desgaste», «prejuízo», «degeneração», «sucateamento».

Pergunta:

Diz-se «vamos mudar de ar», ou «vamos mudar de ares»?

Obrigado.

Resposta:

A expressão consagrada, registada, por exemplo, no Dicionário Prático de Locuções e Expressões Correntes, de Emanuel de Moura Correia e Persília de Melim Teixeira, edição da Papiro Editora, é «mudar de ares»; significa «mudar de terra; mudar de local de residência ou de trabalho».

Pergunta:

Qual o significado da palavra "púdicas"?

Resposta:

Apesar de a forma usual ser "púdico", a gramaticalmente aceite é pudico.

A palavra deriva «do lat[im] pudīcu-»; e significa «que tem pudor; casto; recatado» e «envergonhado; acanhado».

[Fonte: Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora]

Pergunta:

Em alguns artigos e matérias de jornal, sobretudo relacionados à economia, é comum a utilização da palavra gargalo, como nos exemplos que seguem: «Gargalos da cadeia de inovação em fármacos» e «a questão do câmbio é um gargalo importante que precisa ser analisado...». Gostaria de saber se essa palavra transmite o sentido de «oportunidade» ou sentido de «barreira, entrave», pois já a vi sendo empregada nos dois contextos... e realmente não consegui chegar a uma conclusão sobre qual é o significado correto.

Desde já agradeço!

Resposta:

Gargalo é, geralmente, «a parte de uma garrafa, de um vaso etc. que é constituída por um colo de forma alongada e abertura estreita»; em sentido figurado, é «aquilo que representa um obstáculo; empecilho» ou «entrada ou passagem muito estreita (corredor, túnel etc.)».

Nos exemplos apresentados, a palavra gargalo «transmite o sentido de "barreira, entrave"» (ou obstáculo, empecilho), e «o sentido de "oportunidade"» é nitidamente contraditório com qualquer acepção deste vocábulo.

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]