Carlos Marinheiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Marinheiro
Carlos Marinheiro
163K

Carlos Marinheiro (1941–2022). Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Colaborou em vários jornais, sobretudo com textos de análise política e social, nomeadamente no Expresso, Público, Notícias da Amadora e no extinto Comércio do Funchal, influente órgão da Imprensa até ao 25 de Abril.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Gostaria de saber qual o significado e a origem da palavra esterlicado.

Muito obrigado!

Resposta:

A palavra esterlicado é o particípio passado do verbo esterlicar, que significa «apertar até que ameace estalar» ou «aperaltar», sendo «de origem obscura» [in Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora].

Pergunta:

Eu gostaria de saber se em Portugal é normalmente usada a palavra torniquete, o dispositivo para o acesso de pessoas.

Obrigada por esclarecer a minha dúvida.

Resposta:

Sim, a palavra torniquete («do fr[ancês] tourniquet») é usada em Portugal.

Trata-se de uma «espécie de cruz móvel em posição horizontal na entrada de ruas ou estradas, para deixar passar só peões, um a um»; é ainda «instrumento de comprimir artérias» ou «trapézio fixo».

Em história, é «antiga tortura em que os membros do condenado eram apertados num torno».

Em física, há o torniquete hidráulico, tratando-se de «aparelho de física que serve para demonstrar que a direcção da força de pressão exercida por um líquido é perpendicular à superfície da parede do vaso que a contém».

Existe ainda a expressão «apertar o torniquete a (alguém)», com o significado de «disciplinar (alguém); obrigar (alguém)».

[Fonte: Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora]

Pergunta:

Gostava de saber se as palavras "fuçanhar", "(a)focinhar", "foçar", "fossar" são realmente sinónimas, no sentido de «esgaravatar a terra com o focinho» (referindo-me a um cão, por exemplo).

Obrigado.

Resposta:

O Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, regista focinhar, mas remete-nos para afocinhar, a forma preferível. O verbo afocinhar significa «acometer com o focinho»; «cair, batendo com a cabeça ou parte dianteira»; e, em relação à proa do navio, «submergir-se». Por sua vez, o verbo fossar quer dizer «remexer com o focinho» ou «abrir fossas ou fossos em; cavar»; coloquialmente, é «revolver com o objectivo de descobrir algo» ou «remexer a terra com o focinho»; em linguagem popular, quer dizer «empregar-se em trabalhos pesados» ou «trabalhar arduamente». Quanto a foçar, em relação a animal, significa «revolver com o focinho; escavar» ou «farejar»; e, popularmente, é «trabalhar persistentemente».1

As obras consultadas não acolhem o verbo "fuçanhar".

Agora, respondendo à sua pergunta, verifica-se que os verbos fossar e foçar têm acepções que evidenciam uma clara sinonímia, o que já não acontece com afocinhar.

Pergunta:

In + veja seria igual a não ver?

Resposta:

A palavra inveja vem directamente do «lat[im] invĭdĭa,ae, "id.", de invĭdus,a,um, "que tem ou lança mau-olhado, que tem inveja, invejoso", de invidēre, "olhar de modo malévolo, lançar mau-olhado, donde invejar"; (...) ; f[orma] hist[órica] sXIII enveja, sXIV īvega».

Trata-se de «sentimento em que se misturam o ódio e o desgosto, e que é provocado pela felicidade, prosperidade de outrem» ou «desejo irrefreável de possuir ou gozar, em caráter exclusivo, o que é possuído ou gozado por outrem»; por extensão de sentido, é «objeto da inveja».

Assim, o substantivo (nome) inveja não tem nada que ver com «não ver».

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]

Pergunta:

Uma dúvida: qual é a diferença entre local, localização e localidade?

Resposta:

A palavra local, como adjectivo, quer dizer «respeitante a determinado lugar» e, na área da infecção ou da anestesia, «limitado a uma área restrita do corpo»; na qualidade de substantivo (nome) masculino, é «localidade, sítio»; como substantivo (nome) feminino, é «notícia dada por um jornal [a local], relativa à localidade em que este se publica» ou «narrativa de um acontecimento especial incluída no noticiário de um jornal».

O substantivo (nome) localidade é «espaço determinado ou limitado; sítio; lugar» ou «povoação».

O substantivo (nome) localização significa «acto de localizar ou de estar localizado»; «determinação das coordenadas de um local ou de uma região»; «situação»; e «qualidade do que está localizado».

[Fonte: Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora]