Pergunta:
Não acredito que o termo educação utilizado pelo Governo para se referir ao grau de instrução de um país esteja correto. Na sicla MEC (Ministério da Educação e Cultura) o Governo trata educação como a instrução que a pessoa recebe no banco de escola, porém, eu entendo que o que a pessoa recebe na escola venha a ser instrução, e educação o que recebe em casa. Visto que existem pessoas diplomados que não têm nenhuma educação, polidez para lidar com os outros. Se eu estiver errado, por favor me corrijam.
Resposta:
O verbo educar significa, entre outras coisas, «transmitir saber a; dar ensino a; instruir»; por sua vez, educação quer dizer «aplicação dos métodos próprios para assegurar a formação e o desenvolvimento físico, intelectual e moral de um ser humano; pedagogia, didática, ensino» e «o conjunto desses métodos; pedagogia, instrução, ensino». Desta forma, o vocábulo educação (por exemplo, no contexto «a educação no Brasil tem melhorado, e a taxa de analfabetismo baixou bastante nos últimos anos») pode ser utilizado por qualquer governo para se referir ao grau de instrução do país.
Naturalmente, educação também se trata de «conhecimento e observação dos costumes da vida social; civilidade, delicadeza, polidez, cortesia», e essa, sim, é que se recebe, geralmente, em casa, ministrada pelos pais.
A palavra educação vem do «lat[im] educatĭo,ōnis, "ação de criar, de nutrir; cultura, cultivo"».
[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]