Pergunta:
O substantivo bastonária é utilizado vulgarmente, apesar de não se encontrar nos dicionários da Porto Editora nem no Dicionário Houaiss. É ou não legítima a aplicação do substantivo bastonário no feminino?
Obrigada.
Resposta:
Claro que é!... Temos, por exemplo, a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, a enfermeira Maria Augusta de Sousa. Os dicionários nem sempre registam os femininos, especialmente em actividades que foram durante muitos anos exercidas apenas por elementos do sexo masculino.
Bastonário (do lat[im] med[ieval] *bastonarĭu-, "que tem o bastão") é, além de «antigo bedel», o «título do presidente da Ordem dos Advogados, da Ordem dos Engenheiros ou da Ordem dos Médicos» [cf. Dicionário da Língua Portuguesa 2003, da Porto Editora].