Textos publicados pela autora
«Entender por»
Pergunta: No Brasil, para mencionar a decisão de uma corte de justiça, diz-se «O Tribunal entende pela inexistência de x», «O Tribunal entendeu pela ocorrência de y».
Gostaria de saber se essa regência do verbo entender está correta.Resposta: Não encontramos registo desta construção nem em dicionários generalistas1 nem em dicionários de verbos2. Não obstante, ela é bastante comum em textos de natureza jurídica, tanto no Brasil como em Portugal, como se pode comprovar pelos exemplos de registos...
Tipos de oração coordenada copulativa
Pergunta: Eu gostaria de saber quais são os tipos de orações coordenadas copulativas que existem e quais são as características de cada uma.
Desde já, muito obrigado.Resposta: Do ponto de vista sintático, podemos considerar dois tipos de orações coordenadas copulativas: as sindéticas e as assindéticas. As primeiras são orações conectadas por uma conjunção copulativa, como em (1):
(1) «O João foi ao parque e a Rita ficou em casa.»
As segundas são orações cuja conexão não é sinalizada por uma conjunção, sendo o valor desta...
A resolução num conto de Eça de Queirós
Pergunta: Gostaria de saber se é possível aplicar a estrutura do conto tradicional ao conto "A Aia", de Eça de Queirós.
Assim, qual será o momento da resolução: a morte do tio bastardo ou o suicídio da aia, coincidindo, neste último caso, os momentos da resolução e da situação final?
Muito obrigado!Resposta: Há diversas propostas de análise da estrutura do conto. Entre elas, a mais divulgada e estudada será a que consta do trabalho de Vladimir Propp presente na obra Morfologia do Conto.
Desta proposta...
Imperfeito e presente no discurso indireto
Pergunta: Na sequência da elaboração de uma ata, houve uma correção e substitui-se tinham por têm no seguinte enunciado:
«O presidente da reunião referiu que as atribuições tinham / têm de ser muito criteriosas.»
Gostaria de saber qual a forma mais correta.
Obrigada.
Antecipadamente grata.Resposta: As formas tinham e têm, no respetivo contexto, podem expressar valores diferentes, estando ambas corretas.
O pretérito imperfeito do...
