Textos publicados pela autora
«Desconfiado de» e «desconfiado para»
Pergunta: Francisco Fernandes, no seu Dicionário de Regimes de Substantivos e Adjetivos, dá para desconfiado a preposição de e para.
Não seria apenas a preposição de selecionada por desconfiado?
Muito obrigado!Resposta: Celso Luft assinala como regências de desconfiando as preposições com e de1, apresentando exemplos como os abaixo...
Enumeração por polissíndeto
Pergunta: Na frase «[…] uns feixes de mato a ziguezaguearem e a andarem e a pararem […]», podemos considerar a existência de uma enumeração para além da personificação nela existente?Resposta: No excerto apresentado, podemos identificar a presença da enumeração como recurso expressivo.
A enumeração é a «[a] dição ou inventário de coisas relacionadas entre si, cuja ligação se faz quer por polissíndeto quer por assíndeto»1. Neste caso, a relação que se estabelece entre os elementos enumerados está relacionada com os...
Preposições: «para eleger» e «por eleger»
Pergunta: «Candidatos por eleger: 3» e «Candidatos para eleger: 3» têm o mesmo significado?
Ou seja, «Candidatos que serão/hão de ser (ou: devem/podem ser) eleitos: 3»?
Parece-me que as preposições por e para dentro de uma estrutura de SUBSTANTIVO + (POR/PARA) + INFINITIVO assume uma forma passiva do verbo, podendo ser antecedida ou não de um verbo modal.
Como não tenho certeza disso, trago tal raciocínio a vocês, pedindo-lhes o seu esclarecimento. Há um trecho duma música do Pe....
A sintaxe de «Roma e Pavia não se fizeram num dia»
Pergunta: Como se deve dizer: «Roma e Pavia não se fez num dia» ou «Roma e Pavia não se fizeram num dia»?Resposta: A opção correta será a que se assinala em (1):
(1) «Roma e Pavia não se fizeram num dia.»
Em caso de sujeito composto, a concordância faz-se habitualmente na 3.ª pessoa do plural. O sujeito é, neste caso, composto porque é formado por dois sintagmas nominais («Roma», «Pavia») que se encontram coordenados pela conjunção copulativa e.
Note-se, todavia, que nos casos em que o sujeito é composto, mas...
