Textos publicados pela autora
A regência do verbo dignar-se
Pergunta: Qual a melhor forma de escrever: «venho por este meio solicitar a V.ª Ex.ª que se digne a remeter, por esta mesma via...», ou, «venho por este meio solicitar a V.ª Ex.ª que se digne remeter, por esta mesma via...»?Resposta: As duas formas são aceitáveis.
O verbo pronominal dignar-se, que significa “haver por bem” ou “fazer mercê, favor” (Dicionário Houaiss), rege as preposições a e de1, como se observa em (1) e (2):
(1) «que se digne...
«Repetida colisão»
Pergunta: A frase em questão é a seguinte: «apesar da repetida e violenta colisão com as grades, o animal apercebe-se do problema da sua conduta» (truncado).
A minha dúvida está no singular da palavra colisão que me parece ser contrariada pelo adjectivo repetida, o que implica (ou devia implicar, no contexto em que a frase se insere) várias colisões. No entanto, a expressão «colisões repetidas» também não me parece correta, exatamente por essa implicação semântica do adjectivo. Se for...
O pronome consigo (português de Portugal)
Pergunta: Sou frequentemente corrigido desde que decidi – de acordo com o plasmado no livro de português adoptado para o 7.º ano de escolaridade – utilizar o pronome obliquo tónico com preposição consigo na presença dos pronomes pessoais você/ele/vocês/eles. Gostaria de saber se nas frases que se seguem o uso do pronome em causa está correcto:
1. Você viu o Agnelo, o meu filho mais novo? Eu presumi que ele estivesse...
O verbo entreter + oração subordinada
Pergunta: Na frase «Entretinham-se a ver o jogral que tocava», há quantas orações e quais as suas respetivas classificações?
Obrigado.Resposta: A frase apresentada é composta por três orações:
(i) «Entretinham-se a1» - Oração subordinante
(ii) «ver o jogral que tocava» - Oração subordinada substantiva completiva
(iii) «que tocava» - Oração subordinada adjetiva relativa restritiva (esta oração é interna à anterior e tem como elemento subordinante o nome jogral).
Disponha sempre!
1....
