Pergunta:
Relativamente à seguinte frase:
«No momento imediatamente anterior à execução de um pontapé de saída pela equipa visitante, na sequência da obtenção de um golo pela equipa visitada, os árbitros apercebem-se que esta se encontrava a jogar com um jogador a mais.»
O esta (apercebem-se que esta) está a mencionar a equipa visitante ou a equipa visitada? E quais os termos técnicos que suportam essa mesma resposta?
Obrigado.
Resposta:
Sem outro contexto que possa apontar para um sistema de referências distinto, o demonstrativo esta refere-se a «equipa visitada».
A questão colocada enquadra-se no domínio do uso anafórico dos demonstrativos, ou seja, da sua capacidade para estabelecer uma relação com um sintagma nominal, presente numa frase ou oração anterior. Este processo é ilustrado em (1), onde o demonstrativo este retoma o sintagma nominal antecedente «Steven King»:
(1) «O livro foi escrito por Steven King. Este escritor é excelente.»
Numa situação comum, o demonstrativo toma como antecedente o sintagma nominal mais próximo, estabelecendo com ele uma relação de concordância:
(2) «O livro foi escrito por Elena Ferrante. Esta escritora é excelente.»
O sistema de retoma anafórica ocorre com qualquer dos demonstrativos (este, esse, aquele, isto, isso, aquilo), que se especializam nalguns casos. Por exemplo, o demonstrativo neutro isto/isso/aquilo retoma tipicamente o conteúdo proposicional de toda uma oração ou toda uma frase:
(3) «O meu livro favorito foi adaptado para o cinema. Isso deixou-me feliz.»
O demonstrativo aquele é usado preferencialmente para apontar para sintagmas nominais mais distantes e que são seguidos de outro sintagma nominal, que se encontra mais próximo do demonstrativo, como se vê em (4) onde o demonstrativo aquele tem como antecedente «livro de terror» e não «de ação»: