Negociação
Textos publicados pela autora
Negociação
«Para mim» como predicativo do sujeito
Pergunta: Gostaria, se possível, que dissertassem um pouco sobre o predicativo do sujeito na seguinte frase «Esse bolo é para mim».
Sabendo que o predicativo é uma característica do sujeito, como defender a ideia de que «para mim» é uma característica de «esse bolo».
Certo do auxílio, agradeço.Resposta: O verbo copulativo pode combinar-se com predicações de várias naturezas: de base nominal (1), de base adjetival (2), sintagma preposicional (3) ou sintagma adverbial (4):
(1) «O João é um homem forte.»
(2) «O João é...
A palavra fogo
Pergunta: A palavra fogo tem muitos sentidos, um deles exprime espanto, desapontamento, dor, indignação, etc.
Podia ajudar-me criar uma frase ou descrever uma situação sobre este significado?
Obrigada!Resposta: Com efeito, a palavra fogo pode ser usada como interjeição, em contextos informais, com a intenção de exprimir espanto, desapontamento, dor, indignação. Note-se que será pelo contexto que estes sentidos serão ativados. Eis alguns exemplos:
(1) «Este monumento é...
Os conectores «por um lado» e «por outro...»
Pergunta: Na frase:
«Duas causas contribuíam para este anseio generalizado. Por um lado, a evolução literária, com o renascimento do gosto pelos modelos da antiguidade. Os humanistas manifestavam o desejo de ressuscitar os géneros clássicos, entre os quais se contava a epopeia, representada sobretudo pelos poemas homéricos – a Ilíada e a Odisseia – e pela Eneida, de Virgílio. Por outro lado, havia o tema a impor o livro.»
Os conectores «por um lado» e «por outro» – transmitem uma ideia de alternativa ou de...
«Ajuda letal»?
