A. Tavares Louro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
A. Tavares Louro
A. Tavares Louro
77K

Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas — Estudos Portugueses e Franceses pela Faculdade de Letras de Lisboa. Professor de Português.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Está correcta a utilização do verbo "incumprir"? Vejo-o muitas vezes em textos jurídicos, mas não o encontro em qualquer dicionário. Existe "incumprimento", mas penso que "incumprir" é um erro.

Resposta:

Se consultarmos os dicionários da língua portuguesa, verificamos que estes não registam o verbo incumprir, porque, sob o ponto de vista semântico, não tem sido necessário.

O nosso estimado consulente informa-nos de que tem verificado a utilização do verbo incumprir em textos jurídicos, possivelmente por influência do substantivo incumprimento.

Como é a realização fonética que determina a elaboração dos dicionários, serão os futuros dicionaristas  a decidir sobre o registo deste neologismo.

Entretanto, cada falante poderá fazer a opção que lhe parecer mais adequada, visto que as línguas vivas conciliam as formas antigas com as formas dinâmicas.

Pergunta:

Gostaria de saber se na língua portuguesa os nomes das ordens (na taxonomia) são considerados nomes próprios ou comuns. Analisando algumas respostas já dadas por vocês em que aparecem nomes de ordens, e. g., passeriformes, escrito no meio de frases com minúscula no início, deduzo que são considerados nomes comuns, mas encontro-me a preparar um manual de identificação de aves marinhas e gostaria de obter confirmação.

Muito obrigado.

Resposta:

A taxonomia animal e a taxonomia vegetal foram elaboradas no século XVIII por Lineu, cientista sueco. De acordo com a classificação de Lineu, os animais e as plantas são hierarquicamente distribuídos por tipos, classes, ordens, famílias, géneros e espécies. Estas classificações foram elaboradas inicialmente em latim e grego porque eram as línguas científicas da época.

Os alunos universitários podiam transitar facilmente porque as aulas eram leccionadas em latim e grego em qualquer universidade da Europa. Por este motivo, muitos animais e muitas plantas mantêm a designação inicial em latim e em grego. Os tipos, as classes, as ordens e as famílias são apresentadas normalmente com maiúscula inicial, característica dos nomes próprios. É necessário conhecermos em pormenor as tabelas taxonómicas actuais. De acordo com as quais poderemos conhecer a designação científica de cada animal ou planta.

Pergunta:

Gostaria de saber como escrever correctamente: «sensor de infravermelho», «sensor infravermelho», ou «sensor a infravermelho»?

Muito grata.

Resposta:

Se o sensor trabalhar por acção de raios infravermelhos, poderemos dizer, abreviadamente, «sensor a infravermelhos». Se o sensor servir apenas para controlar os raios infravermelhos, então, será um «sensor de infravermelhos».

Pergunta:

Fiquei em dúvida quando encontrei a seguinte frase na Bíblia: «Davi fez um concerto com Deus.» Aprendi que a palavra concerto seria usada para música, som, etc. Podem me orientar? Ou é uma anáfora?

Resposta:

Concerto está relacionado com a música porque os executantes devem estar de acordo com o plano do compositor. Ninguém deve produzir sons estranhos aos que estão escritos nas pautas.

No entanto, o significado etimológico de concerto é o seguinte: «acordo entre duas ou mais pessoas para conseguir um determinado fim, pacto, ajuste ou convenção».

Pergunta:

O que significa o provérbio «um olho no prato e outro no gato»?

Resposta:

Como alguns gatos são muito ágeis em obter comida, devemos ter cuidado com as suas espertezas. Generalizando, todos nós precisamos de estar atentos a todos aqueles que nos podem enganar.