Ainda a querela do Acordo Ortográfico e à volta da génese do português
Informação relacionada sobre todos os temas relativos à Lingua Portuguesa
Ainda a querela do Acordo Ortográfico e à volta da génese do português
Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português
Particularidades da nossa língua comum – por exemplo, porquê Argel" e não "Alger", ou a diferença uma perífrase e uma metonímia – e a convivência do português com as línguas nativas africanas estão em destaque na presente semana nos programas Língua de Todos e Páginas de Português, produzidos pelo Ciberdúvidas para a rádio pública portuguesa*. Na imagem, vista parcial de Argel (fonte: Wikipédia). * Emitidos, repetivamente, na RDP África – na sexta-feira, dia 2 de agosto, depois do noticiário das 13h00, com repetição no sábado, dia 3 depois do noticiário das 09h00 – e na Antena 2, domingo, 4/08, às 12h30; com repetição no sábado seguinte, dia 10/08, às 15h30. Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis posteriormente, aqui e aqui.
Notícias // Acordo ortográfico
Brasil reitera a importância atribuída ao Acordo OrtográficoDeclarações do ministro das Relações Exteriores do Brasil
A importância atribuída pelo Brasil ao Acordo Ortográfico de 1990 foi reiterada pelo seu ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, na XXIV Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros dos Países de Língua Portuguesa, realizada em 19 de julho de 2019 em Mindelo – cujo comunicado final contempla também a língua portuguesa e as questões ortográficas.
As prioridades do IILP no mandato do seu novo diretor executivo
Decalarações do guineense Incanha Intumbo à Rádio Vaticano
O novo diretor executivo do IILP, Incanha Intumbo, falou à Rádio Vaticano sobre o que definiu para o seu mandato: a promoção e defesa da língua portuguesa no espaço da lusofonia, a regularização das contribuições em falta por parte dos países membros do organismo responsável da gestão comum dos oito países de língua oficial portuguesa e pelo avanço na difusão da língua em espaços onde este processo é lento, como sejam Guiné-Bissau, Timor Leste e Guiné Equatorial.
A língua portuguesa, «soma de todas as suas variantes», e dois olhares sobre o Acordo Ortográfico
Nos programas de rádio A Língua de Todos e Páginas de Português
Uma conversa com o escritor angolano José Eduardo Agualusa sobre a língua portuguesa – como escreveu, em recente artigo, «na sua imensa riqueza [assente] nessa diversidade e na capacidade de se afeiçoar a geografias diversas» – e dois olhares distintos sobre o relatório elaborado no parlamento português sobre o impacto da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990 são os temas centrais dos programas produzidos pelo Ciberdúvidas para a rádio pública portuguesa*. * emitidos na RDP África – a sexta-feira, dia 26 de julho, às 13h20, com repetição no sábado, dia 27, depois do noticiário das 09h00 – e na Antena 2, domingo, dia 28 de julho, às 12h30, com repetição no sábado seguinte, dia 3 de agosto às 15h30. Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis posteriormente, aqui e aqui.
Português será língua curricular em 32 países no próximo ano letivo
