Notícias - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Notícias Obituário
Informação atualizada sobre todos os temas relativos à língua portuguesa.
Jornalista português, diretor de Inovação e Novos Projetos da agência Lusa

Pedro Camacho, diretor de Informação da Lusa entre 2015 e 2018, com uma prestigiada carreira jornalística, estava à frente da Direção de Inovação e Novos Projetos da agência de notícias portuguesa. Faleceu no dia 5 .p.p, infetado com covid-19 depois de várias semanas internado no Hospital de Cascais.

77 anos de carreira, mais de 30 obras publicadas, Prémio Camões em 2003
Por Lusa

Apontado pela crítica como «o maior contista brasileiro da segunda metade do século XX», Rubem Fonseca, de 94 anos, faleceu na quarta-feira p.p. ,dia 15 de abril, no Rio de Janeiro, vítima de ataque cardíaco.

Linguista angolana, diretora executiva do IILP entre 2006 e 2010.

A linguista angola Amélia Mingas faleceu  em Luanda no dia em 12 de agosto de 2019. Professora da Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto, foi diretora executiva do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP) entre 2006 e 2010.

Jornalista português especialmente atento ao mau uso da língua na imprensa

José Queirós foi, entre outras funções, Provedor do Leitor do jornal Público – função em que deu especial atenção ao bom uso da língua na imprensa portuguesa e, em particular, agiu sobre os erros e desleixos cometidos na escrita jornalística.

Falecido nesta data, em Lisboa, João David Pinto-Correia, professor catedrático jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, destacou-se em vida por uma vasta obra. No Ciberdúvidas assinou ainda alguns textos relevantes, de que muito nos honrou.

Morreu no domingo, 1 de março, em sua casa, em Lisboa, o poeta, escritor e jurista Amadeu Ferreira, que há mais de um ano e meio batalhava com um cancro no cérebro. Cumprindo-se a sua vontade, o corpo será cremado. Não haverá cerimónias fúnebres.

A língua portuguesa perdeu um dos seus mais qualificados e prolíferos estudiosos. José Pedro Machado, antigo professor do ensino técnico em Portugal e, durante algum tempo, assistente da Faculdade de Letras de Lisboa, faleceu na quarta feira, 27 p.p.. Arabista e etimologista reputado, membro da Academia das Ciências de Lisboa e da Sociedade da Língua Portuguesa, deixa uma vasta obra de consulta obrigatória para quantos precisem ou se interessem em aprofundar os seus conhecimentos linguísticos. (...)