Faleceu, nesta data, em Lisboa, vítima de um AVC, João David Pinto-Correia, professor catedrático jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Especialista em Literatura Oral, foi membro da Direção da Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (APSPCI).
Especializado nos estudos de Literatura Oral Tradicional, João David Pinto-Correira era ainda um profundo conhecedor de Literatura Juvenil, de Fernão Mendes Pinto e do Padre Manuel Bernardes. Dirigiu a Revista Lusitana – Nova Série e o Centro de Tradições Populares Portuguesas onde concretizou o Arquivo Digital de Literatura Oral Tradicional. Da sua obra, realçam-se os livros Romanceiro Oral da Tradição Portuguesa Apresentação Crítica, Antologia e Sugestões para Análise Literária, Edições Duarte Reis, 2003, O Essencial sobre o Romanceiro Tradicional, INCP, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1986, e uma edição da Peregrinação, Edições Duarte Reis, 2002. Escreveu ainda, com a professora Edite Estrela, o Guia Essencial da Língua Portuguesa para a Comunicação Social (Editorial Notícias, abril de 1999).
João David Pinto-Correia – que colaborou no Ciberdúvidas, com várias respostas e outros textos, todos disponíveis aqui – foi ainda um dos fundadores da Universidade da Madeira. Nasceu nesta Região Autónoma, a 14 de dezembro de 1939, em São Gonçalo, no Funchal.