Faleceu a linguista portuguesa Maria Fernanda Bacelar do Nascimento, em 3 de fevereiro de 2021.
Investigadora aposentada do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, foi figura destacada da linguística portuguesa pelo seu trabalho pioneiro em Portugal na linguística de corpus* e pela importância dos muitos projetos e recursos que coordenou, como o Português Fundamental (1987),o Corpus de Referência do Português Contemporâneo – CRPC (iniciado em 1988), o C-ORAL-ROM e, recentemente, a Gramática do Português (2013 e 2020), publicada pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Cf. notícia do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL) e obituário da Associação Brasileira de Linguística (Abralin).
* Em linguística, entende-se por corpus uma «coleção de documentos de documentos linguísticos, orais ou escritos, conversas, conferências,textos literários, jornalísticos..., organizados e informatizados segundo critérios estabelecidos em função das análises e das descrições a que se destinam» (dicionário da Academia das Ciências de Lisboa). A linguística de corpus «ocupa-se da coleta e exploração de corpora, ou conjuntos de dados linguísticos textuais que foram coletados criteriosamente com o propósito de servirem para a pesquisa de uma língua ou variedade linguística», e «como tal, dedica-se à exploração da linguagem através de evidências empíricas, extraídas por meio de computador» (Tony Berber Sardinha, "Linguística de corpus: histórico e problemática", Delta, vol.16, 2000, p. 323).
N. E. – Notícia atualizada em 06/02/2021.