Montra de Livros - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Montra de Livros
Novidades editoriais (dicionários, gramáticas, publicações científicas, etc.).
Por Armindo Reis e B. Weigert

A selecção pretende valorizar o elemento comum que é a Língua e os elementos particulares: «A Língua é a expressão da cultura. Ela carrega o imaginário. Ilhas e continentes, na diversidade dos seus universos etnogeográficos, vão revelar fantasia própria.(...) No fundo (...), apesar do distanciamento de cores e culturas [retratam-se]os valores humanos fundamentais: justiça, solidariedade e amor. Pilares deste mundo que a Língua Portuguesa narra.»

Por Olívia M. Figueiredo e E. B. Figueiredo

O Dicionário Prático para o Estudo do Português - Da língua aos discursos, de Olívia Maria Figueiredo e Eunice Barbieri de Figueiredo, é um guia precioso para o estudo do Português, especialmente indicado para alunos do ensino secundário/colegial. Aí se descreve o conjunto das estruturas que caracterizam a Língua Portuguesa, a partir de um inventário explicativo das noções seleccionadas, que permite a análise e problematização das questões ligadas à língua e às suas manifestações.

J.M.C.

Por Pedro da Fonseca

O autor esclarece que foram dois os motivos que o levaram a escrever este livro: 1.º A prosódia artificial, atrevida e fabricada, imposta aos ouvintes por certos locutores; 2.º A transgressão impiedosa das leis da sintaxe, que defendem e garantem a própria estrutura da Língua Portuguesa, assim como também a sua identidade. E esmiúça alguns desses «espécimes detestáveis»: « Haviam pessoas a falar na rua; às 10 horas, teve lugar a nossa reunião (Francês disfarçado!); estás boa, Maria?; Atlético Cl...

Por Dad Squarisi

Dicas da Dad é um lançamento recente da editora Contexto, São Paulo, Brasil. De modo bem-humorado, prático, rápido e eficiente a aprendermos o português que nos falta todos os dias. É para ler rapidinho, aos pedaços, saltando páginas e dando risadas. O livro responde às mais comuns e às mais raras dúvidas de jornalistas, escritores, professores e leitores. Abrange morfologia, sintaxe, ortografia, fonética, estilo, etimologia, regência, concordância, colocação pronominal, formas verbais. Tudo apre...

Por José Pedro Machado

A reedição desta obra em 3 volumes é uma boa notícia para todos os estudiosos da língua portuguesa. Com este dicionário, agora na 3.ª edição, os interessados poderão saber a origem dos nomes próprios, sobrenomes, apelidos, alcunhas, cognomes, topónimos, etc., usados em português.

Por Joviana Benedito

Os cibernautas desenvolveram uma linguagem específica, para conseguirem o máximo de benefícios dos vários usos da Internet, como o e-mail (correio electrónico), o chat (conversação), os fóruns de discussão, etc. Este dicionário é uma publicação actualizada e adaptada ao mundo lusófono, porque sintetiza as normas consensuais, para que qualquer novo utilizador possa aprender a ser original quando envia mensagens no telemóvel ou na Internet.

Por Jean-François Labourdette

Como é que um território sem unidade natural e com uma população tão diversa se tornou um dos primeiros Estados-nação do Ocidente? Como explicar que este pequeno país se tenha lançado nos grandes descobrimentos que iriam surpreender a Europa do Renascimento? Com esta obra, Jean-François Labourdette responde a estas e muitas outras questões relacionadas com a História de Portugal. A capa, com uma ilustração da Armada de Pedro Álvares Cabral, é da responsabilidade do "designer" Henrique Cayatte.

Por Antônio Houaiss

O mais completo e moderno do género já publicado em Língua Portuguesa, com milhares de sugestões de palavras capazes de exprimir com precisão as necessidades, ideias e sentimentos de cada um. Através de uma consulta rápida e eficaz, terá acesso a 19 450 entradas com mais de 187 000 sinónimos e mais de 86 000 antónimos.

Por Luís Filipe B. Teixeira

Obras de António Mora, de Fernando Pessoa: Edição e Estudo reúne, pela primeira vez, toda a produção ensaística desta figura heteronímica do universo pessoano, incluindo fragmentos e projectos por ele assinados ou a ele atribuíveis criticamente.

Por Maria Helena Mira Mateus et al.

«A Gramática da Língua Portuguesa foi publicada pela primeira vez em 1983 e revista na edição de 1989. Esgotada a 4.ª edição em 1999, foi unânime a decisão de preparar uma nova edição amplamente revista, com maior poder descritivo, com um estilo menos tecnicista e com uma cobertura linguística mais ampla. (…) A variedade da língua contemplada nesta obra é a norma-padrão do português europeu, embora em muitas circunstâncias se indiquem características de outras variedades nacionais, geográficas e...