Este livro assenta num pressuposto claro: a escrita — estética ou utilitária — não decorre de um jeito, dom ou intuição. A escrita é um desempenho que tem de ser ensinado e treinado. Com que sistema? Com que regulação?
Parte da resposta encerra-se nas propostas de programação e nos materiais aqui reunidos — trabalho desenvolvido por vários professores de escolas da periferia do Porto e coordenado por Sónia Rodrigues1. Professores e alunos encontrarão aqui percursos de ensino/aprendizagem da escrita de contos, recriações poéticas, antologias poéticas, textos dramáticos, crónicas, textos expositivos-explicativos.
1 Sónia Rodrigues é consultora do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.
Ler entrevista a Correio da Educação
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações