Sob a chancela da Porto Editora, as autoras Teresa S. Ferreira, Inês Cardoso e Sílvia Melo-Pfeifer, ligadas profissionalmente à didática e ao ensino de português como língua não materna (PLNM), apresentam-nos um novo instrumento de trabalho, que deverá ser utilizado tanto por estudantes que não tenham o português como língua materna como por professores em aulas cujo público tenha também este perfil. Com revisão científica de Paulo Feytor Pinto, esta gramática, completa e de fácil consulta, foi elaborada de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), e destina-se a estudantes com nível de proficiência A1 e A2.
A sua estrutura compreende quatro grandes capítulos: «Do som à escrita», que engloba subcapítulos relacionados com a oralidade, oralidade e escrita e escrita; «A palavra», que aborda a palavra como unidade de sentido, classes e formações de palavras, nome, adjetivo, pronome, determinante e quantificador, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição; «A frase», dedicado aos tipos e formas de frases, constituintes frásicos, funções sintáticas, processos sintáticos e articulação frásica; «O texto», que descreve textos em contexto e modelos e técnicas de escrita. Ao longo dos capítulos, mais que exercícios acerca do tópico em foco, encontramos a explicação do mesmo e exemplos que a ilustram; por vezes, os exemplos estão traduzidos para outras línguas (inglês, espanhol, francês, etc.), quando a diferença entre as línguas o justifica (veja-se a página 66 onde se trabalham os verbos auxiliares). Também encontramos em muitas das páginas que constituem a gramática pequenas anedotas, letras de canções, poemas, provérbios, lengalengas, etc., que promovem a aprendizagem através de momentos divertidos e descontraídos.
Por fim, refira-se que nas últimas páginas podemos encontrar anexos e propostas de soluções para os exercícios incluídos na obra. Este volume é complementado, ainda, com a Gramática de Português Língua Não Materna Níveis B1, B2 e C1 que, promovendo a articulação entre os níveis de proficiência, aprofunda e introduz novos conteúdos linguísticos. A estrutura deste segundo volume segue o mesmo modelo que a gramática apresentada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
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