Português Língua Pluricêntrica
Das políticas às práticas
A análise do português como língua pluricêntrica tem vindo a ganhar um crescente destaque nas discussões académicas e pedagógicas. É neste contexto que se inscreve a coletânea Português Língua Pluricêntrica: das políticas às práticas, uma obra que propõe uma reflexão aprofundada sobre o estatuto do português enquanto língua com múltiplas variedades e potenciais centros normativos, como o Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, entre outros países lusófonos.
Editada pela Pontes Editores, esta publicação é organizada por cinco investigadoras das áreas da linguística aplicada e do ensino de línguas (Tanara Zingano Kuhn, Juliana Roquele Schoffen, Cristina Becker Lopes Perna, Aline Jéssica Antunes e Michele Saraiva Carilo) e reúne um conjunto de estudos que analisam as implicações políticas, pedagógicas e identitárias do pluricentrismo da língua portuguesa. Ao longo da obra, defende-se uma abordagem inclusiva e democrática do ensino do português como língua adicional (PLA), reconhecendo-se a legitimidade das diferentes normas e variedades que compõem o espaço lusófono.
Entre os temas abordados, destacam-se: as políticas linguísticas que valorizam a multiplicidade do português no espaço lusófono; a formação de professores para o ensino de PLA, com sensibilidade às diferenças normativas; as práticas pedagógicas inovadoras, que incluem o uso de textos literários e a desconstrução do modelo monocêntrico, propondo uma educação linguística mais representativa e plural. No fundo, esta obra pretende, como referem os seus organizadores, «discutir em que se consubstancia o pluricentrismo, o que ele significa para os seus falantes, que implicações traz para a investigação linguística e literária, a formação de professores, as práticas de ensino e sistemas de avaliação» (página 8).
Entre os diversos contributos reunidos nesta publicação, destaca-se o artigo “Autoscopia como técnica pedagógica ao serviço da formação de professores de português como língua não materna/língua adicional”, da autoria de Cristina Martins, Conceição Carapinha, Isabel Santos e Celeste Vieira. Neste estudo, analisa-se uma experiência de autoscopia com estudantes do Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que atuaram como tutores de aprendentes de Português Língua Não Materna/Língua Adicional (PLNM/PLA) do nível A1. Através da visualização de gravações de interações orais síncronas e da subsequente autoavaliação com base em grelhas específicas, os mestrandos refletiram criticamente sobre o seu desempenho. Os resultados revelaram um elevado grau de cumprimento dos critérios avaliados, apontando a autoscopia como uma ferramenta eficaz na formação de professores de PLNM/PLA.
Em síntese, esta publicação constitui um contributo valioso para professores, investigadores, estudantes e demais interessados na diversidade da língua portuguesa. Os textos aqui reunidos oferecem uma base sólida para quem procura compreender e aplicar uma perspetiva plural do português em contextos educativos, promovendo uma prática pedagógica mais inclusiva e representativa da riqueza linguística da lusofonia.
Ver página do Livro
