Pelourinho - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa Pelourinho
Registos críticos de maus usos da língua no espaço público.
Notícia do Jornal da Tarde1, um dos espaços nobres de informação da televisão pública portuguesa. Referia-se ela à transmissão da final de um concurso intitulado Sapo Challenge 20072, que, segundo o apresentador, terá envolvido «todas as escolas do país».

Essa transmiss...

Há uma arte de escrita de títulos nos jornais? Há.

O título designa, identifica, descreve e aponta para o conteúdo global do texto de que é porta-estandarte. O título tem de ter autonomia, tem de ser inteligível por si só e, ao mesmo tempo, instigar à leitura, criar a necessidade de ir buscar informação suplementar ao corpo da notícia.

O presidente do FC Porto foi traído por uma gralha. Sendo pessoa culta e partindo do princípio de que os jornalistas não dão erros ortográficos, só uma gralha justifica a comicidade do caso.

Entrevistado pelo Público, o presidente campeão teoriza sobre as relações entre o Ministério Público e os media e avança com uma analogia histórica: «Algo semelhante entre o que se passava na corte francesa (...).» Voici a parte culta.

Mais um exemplo da incorrecta utilização do por que, em vez do advérbio interrogativo porque:
«Pai de Nani explica por<span style="b...

No Telejornal (RTP 1) do dia 17 de Junho p. p., foi transmitida uma notícia sobre uma academia de formação em Palmela, tendo o apresentador referido que quase 90% dos formandos têm emprego logo que terminam os cursos.

Foi aqui bem utilizado o predicado («têm», «terminam»), em concordância com o sujeito plu...

A Academia dos Amadores de Inglês

 

O Verão será a “silly season” para os jornais1, mas alguns jornalistas insistem em estendê-la ao ano inteiro.

É o caso do autor desta notícia do Record em linha, que se atreve a escrever em inglês sem um domínio mínimo da língua.

Poul Rasmussen, actual líder do Partido Socialista Europeu, esteve em Lisboa e falou de um novo modelo laboral denominado flexissegurança — ou flexigurança ("flexisegurança" é erro ortográfico).

Persiste a confusão entre o emprego de porque e por que, nomeadamente na legendagem de filmes ou séries de televisão. Foi o que aconteceu num recente episódio da série 24 (RTP 2, 13 de Junho p. p.), onde podiam ler-se as seguintes frases: «Por que não?»; «Por que fazes tantas perguntas?»; «Por q...

Na página 5 da edição de 14 de Junho p. p. do jornal 24 Horas, pode ler-se o seguinte título: «Pedido de imputabilidade de assassino de menina foi aceite.»

Significa este título que teria ha...

O corpo e

14 de Junho 2007

Encontrado corpo de bombeiro que caiu ao rio Douro

O corpo do jovem, de 18 anos, foi recolhido às 8h15 e encontra-se no centro de saúde de Cinfães, aguardando a chegada do delegado de saúde e do procurador do Ministério Público, autoridades que deverão pronunciar-se sobre a eventual autópsia.

..........................................

Mais de milhão e meio de portugueses sofre de dor crónica