O texto jornalístico apresenta-se de forma objetiva, exata, inteligível e clara. Deve ser conciso, simples e sóbrio. A linguagem que utiliza não deve ser rebuscada nem erudita. Os adjetivos pouco numerosos. A ordem sintática direta. O discurso afirmativo. As frases curtas e simples.
Pelo contrário, o estilo literário apresenta-se expressivo e figurado. A linguagem é trabalhada, conotativa, apresentando uma intenção deliberadamente emocional ou estética. Além disso, verifica-se uma preocupação artística no uso da palavra, que passa pela utilização dos recursos expressivos. A linguagem é rica, subjetiva e as frases adquirem uma dimensão figurada, permitindo interpretações diversificadas.
Urge ainda referir o estilo didático, onde existe rigor semântico, competência linguística de qualidade e uma alta definição terminológica. Os atos de fala são reguladores e existe uma adequação aos contextos da ação.
Em síntese, para escrever um texto há que ter em conta a sua finalidade, respeitando as suas respetivas marcas distintivas.
Bibliografia
Fonseca, Fernanda Irene, Pedagogia da Escrita, Porto Editora, 1998;
Estrela, Edite, Saber Escrever, Saber falar, Dom Quixote, 2004