A denominação "discurso académico" é muito genérica. Não sei se pretende referir-se ao discurso utilizado em sala de aula por um professor quando lecciona uma disciplina, se o dos estudiosos e especialistas de uma área do saber, se o utilizado em actos formais de natureza académica. Está já a ver que posso referir, neste âmbito, pelo menos a exposição, o texto explicativo, o informativo, o argumentativo. A denominação "discurso jornalístico" também não é muito precisa, pois há textos jornalísticos de natureza diversa, exigindo diversas utilizações da língua. A notícia, a entrevista, a crónica, o editorial, a crítica, por exemplo, ilustram formas diferentes de utilizar a língua, avultando ora os processos informativos, ora os persuasivos, ora os expressivos, etc. Se a concisão, a clareza e a capacidade de conquistar o leitor podem ser apontadas como as qualidades básicas do discurso jornalístico, elas também são exigidas no discurso pedagógico. Assim, se quiser delimitar mais o âmbito da sua pergunta, talvez eu possa ser mais esclarecedora. Quanto à estrutura argumentativa do discurso, refiro-lhe alguns títulos de obras onde poderá colher essa informação: Anthony Weston (1996). A Arte de Argumentar (trad. de Desidério Murcho). Lisboa: Gradiva. Chaïm Perelman (1993). O Império Retórico: retórica e argumentação (trad. de Fernando Trindade e Rui Alexandre Grácio). Porto: Asa. Lionel Bellenguer (1996). L'argumentation: des techniques pour convaincre. Paris: ESF. Michel Meyer (1992). Lógica, Linguagem e Argumentação (trad. de Maria Lúcia Novais). Lisboa: Teorema. Renée Simonet et Jean Simonet (1990). L'argumentation: stratégie et tactiques. Paris: Les Éditions d'Organisation. Cf. o verbete Oratória (3/05/01).